O árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo nunca dirigiu um encontro com uma equipa portuguesa, mas na próxima quarta-feira, em Dublin, vai encontrar duas de uma assentada. O juiz tem tido uma carreira ascendente, estreando-se na liga espanhola em 2004 e chegando a internacional em 2008. Este ano fez mais jogos da Liga dos Campeões do que na Liga Europa.

No total, Carballo, de 40 anos, director numa empresa de construção civil, já dirigiu 22 jogos das competições europeias, mas foi esta temporada em que se afirmou definitivamente como um árbitro de Champions, com um total de cinco jogos, entre os quais uma das meias-finais entre os alemães do Schalke 04 e os ingleses do Manchester United.

O prestígio que ganhou na Europa levou-o a ser convidado pela federação da Roménia, na temporada de 2008/09, para dirigir o escaldante clássico de Bucareste entre Steaua e Dínamo que acabou com um empate (1-1)

Ao nível de selecções, o árbitro espanhol também tem vindo a cortar distância para a elite europeia e tem sido um dos eleitos pela UEFA para os jogos da fase de qualificação para o Euro-2012. Este anos, já esteve nas deslocações da Holanda e da Itália à Estónia e à Hungria, já depois de ter dirigido os jogos particulares entre a Noruega e França e Suécia e Alemanha.

Na quarta-feira, no Arena de Dublin, Carballo será coadjuvado pelos compatriotas Roberto Alonso Fernández e Jesús Calvo Guadamuro, nas faixas laterais, e por Carlos Clos Gómez e Antonio Rubinos Pérez, atrás das balizas. O quarto árbitro será David Fernández Borbalán, numa equipa cem por cento espanhola.