Jorge Fucile pode servir de elemento apaziguador entre Santos e F.C. Porto. O clube brasileiro ainda não libertou Danilo e mantém uma postura estranha. Por outro lado, está agora interessado no lateral uruguaio que perdeu espaço no Dragão.

A notícia surgiu no Brasil e foi confirmada ao Maisfutebol pelo empresário de Fucile, Pablo Tomaduz. O Santos tem conversado com o representante e já existe uma plataforma de entendimento quanto a salários e prémios. Falta o essencial: o acordo entre os clubes.

Danilo ainda não pode jogar

Danilo deixou uma lacuna tremenda no emblema canarinho. O Santos ainda não conseguiu encontrar uma alternativa forte para o lado direito da defesa. Fucile foi proposto e elogiado. «Estou em conversas com o Santos há alguns dias. Pela parte do jogador, seria interessante. Mas agora é preciso os clubes falarem».

«Estamos a falar do campeão da América. O Santos tem Neymar, tem Ganso, é um clube com estrutura. Danilo? Não acredito que essa questão vá complicar uma negociação com pelo Fucile. Os clubes já fizeram vários negócios e essa é uma mera questão burocrática», acrescenta Tomaduz.

«Pelo jogador, não haveria problema»

Jorge Fucile pode mesmo abandonar o Dragão nas próximas semanas. «Não sei se será por empréstimo ou em título definitivo. Isso é com os clubes. O Santos ainda não falou directamente com o jogador ou com o Porto. Mas claro que confrontei com Fucile com esta possibilidade e ele autorizou-me a falar com eles. A parte relativa ao jogador está acordada. Quanto a isso, não haveria problema.»

«Quem não é exigente fica de fora»

Pablo Tomaduz ainda não leu as declarações de Vítor Pereira. Confrontado com o tema Fucile, o treinador disse apenas que «quem não é exigente, fica de fora». O técnico não individualizou a questão, embora tenha falado como resposta a uma questão sobre o uruguaio.

«Ainda não li e é a opinião do treinador, tem de ser respeitada. O que sei é que o Fucile tem seis anos de clube e, se não desse sempre o máximo, não tinha visto o seu contrato renovado cinco vezes. Ele está concentrado no Porto e veremos o que acontecerá. Acho que, nesta situação, o melhor seria sair. Mas se ficar, ficará feliz», concluiu o representante.

Danilo adiado, Fucile recomendado

No Brasil, os responsáveis do Santos já falaram sobre o tema Danilo e a hipótese Fucile. «Vários jogadores apareceram, foram-nos oferecidos. O Fucile foi um nome que um empresário sugeriu ao Santos. Não foi o agente dele, mas recomendaram e elogiaram muito o jogador. Mas a negociação do Danilo não está atrelada a isso», explicou Odílio Rodrigues, vice-presidente do clube.

«Pelo contrato poderíamos manter o Danilo aqui até meio do ano. Houve conversas no sentido de uma saída antecipada, após o Mundial, mas contratualmente ele tem que ficar aqui. Estamos em negociações e vamos resolver esse problema», acrescentou o dirigente, segundo o portal Terra.

Fucile: há dois meses na bancada

O advogado do Santos confirma que o processo continua parado. «O presidente Luis Álvaro Oliveira disse para aguardarmos o regresso dele de férias para deliberar a respeito desse tema. Ele volta no início da semana que vem», explicou João Vicente Gazolla, advogado do Santos, também ao Terra.

Os próximos dias serão decisivos. O F.C. Porto pode até recorrer à FIFA para resolver a questão, mas os dragões acreditam que o tema não assumirá esses contornos. Pelo meio, surge Fucile. Poderá até ser o uruguaio a resolver o problema.