Numa lista de 150 aeroportos de todo o mundo, dos quais sete são portugueses, o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, ocupa o 11º lugar nos inquéritos a 10 mil consumidores feitos pela Deco e pelas suas congéneres europeias.

Os primeiros lugares do ranking de satisfação global são ocupados pelos aeroportos que registam maior volume de tráfego no mundo: Singapura, Tóquio e Hong Kong.

«Tal demonstra que nem sempre os grandes aeroportos são os que apresentam mais problemas», afirma a associação de defesa dos direitos dos consumidores (Deco) na edição da Proteste de Maio, que publica as conclusões daqueles inquéritos realizados em Outubro do ano passado.

O aeroporto Sá Carneiro, no Porto, posicionou-se em 11.º lugar com um «elevado» nível de satisfação, posição que a DECO justifica com o facto de os inquiridos considerarem este aeroporto o mais seguro entre os nacionais, assim como o melhor em termos de limpeza das casas de banho, os factores, que mais influenciam a satisfação global.

Entre os aeroportos portugueses, o Porto é o mais valorizado, seguido do Funchal, em 69º lugar, Faro, na 76ª posição, Horta (82º), Ponta Delgada (100), Lisboa (109º) e Porto Santo (119º).

O aeroporto da Portela, em Lisboa, é criticado, diz a Lusa, pelo tempo de espera no controlo de segurança, pelo preço do parque de estacionamento e tempo de espera para entrega da bagagem (os inquiridos dizem que, em média, é quase meia hora, quando, na maioria dos restantes aeroportos nacionais, dizem esperar metade do tempo).

TAP a meio da tabela

O grau de satisfação dos passageiros permitiu às associações de defesa dos consumidores concluir que os grandes aeroportos se destacam nas infra-estruturas básicas e nos serviços extra, enquanto os mais pequenos lideram na avaliação do embarque (em parte porque o caminho a percorrer até ao avião é mais curto).

Nas 84 companhias aéreas analisadas no estudo encontram-se empresas nacionais, «low cost» (com preços mais baixos) e «charter» (para voos não regulares) e, tal como nos aeroportos, as companhias orientais são as reúnem maior satisfação dos consumidores.

A TAP Portugal, eleita a melhor das portuguesas, fica perto do meio da classificação global dos mais de dez mil consumidores inquiridos (dos quais 1.616 portugueses), que consideraram que o que menos os satisfaz são o espaço para as pernas, a relação entre a qualidade e o preço e a pontualidade.

Os passageiros da White (a companhia «charter» da TAP), pelo contrário, sentem-se satisfeitos com a pontualidade e seguros, embora o espaço entre os bancos e a relação qualidade/preço seja baixa.

A Sata é criticada em quase todos os aspectos mais importantes para os passageiros, incluindo a limpeza do avião.