Edgar Marcelino saiu do Sporting, por empréstimo, para emigrar pela primeira vez na sua carreira. A aventura por terras holandesas está a correr-lhe bem, garantiu ao Maisfutebol. O português já se estreou com a nova camisola e, embora ainda não faça os 90 minutos por ter saído de lesão, já marcou na segunda partida que fez pelo Roosendaal: «Não me senti nervoso frente ao FC Eindhoven, mas como foi o primeiro jogo não deixou de ser agradável, já que não fazia jogos há algum tempo. Apesar da derrota, foi uma boa estreia. [Sobre o golo frente ao Kloetinge] Há sempre uma sensação especial quando se marca. O momento de um jogo é sempre o golo. Apesar de ter sido um jogo-treino, penso que se revelou positivo quer para mim quer para a equipa. O campeonato está próximo e estes resultados são importantes.»
O campeonato holandês parece ter sido a melhor escolha para Edgar Marcelino. O extremo já fez uma primeira análise ao tipo de futebol praticado e parece que assenta que nem uma luva na sua forma de jogar: «Os primeiros tempos estão a ser agradáveis. Aqui as coisas são diferentes e os métodos também são outros. Fui muito bem recebido. Talvez por isso me esteja a integrar tão bem. Aqui o futebol é muito diferente. Todas as equipas gostam de ter a bola no pé e jogar pelo chão. Isso favorece um jogador com as minhas características.»
O atleta saiu de Portugal com queixas na coxa esquerda. Edgar Marcelino ressentiu-se de uma mazela antiga, o que levou a que não chegasse a Roosendaal nas melhores condições. No entanto, a poucos dias de começar a competição a doer, Marcelino está pronto para disputar um lugar na equipa: «Já estou muito melhor. Tenho de me reintegrar aos poucos. Tenho treinado sem limitações, mas nos jogos ainda estou a ser integrado aos poucos. Primeiro fiz 30 minutos e hoje mais 45.»