Autor: Ron Ulrich, jornalista da 11freunde.de

Tradução e edição: Vítor Hugo Alvarenga


Na sequência da Euro2012 Network, projeto delineado pelo Guardian que contou com o Maisfutebol como representante de Portugal, foi estabelecida uma parceria com jornais de Alemanha, Holanda e Dinamarca para troca de conteúdos durante a fase de grupos do Campeonato da Europa.

Conheça melhor a Euro2012 Network

Aqui fica o Diário da Alemanha:

A equipa

Mertesacker chocou com Boateng no treino de quinta-feira mas está apto para defrontar Portugal. As críticas de Low ao comportamento de Boateng antes da viagem para a Polónia levantaram dúvidas sobre a sua titularidade. Ainda assim, o discurso do treinador deve ser interpretado apenas como um sério aviso para o grupo. Nesta altura, o onze provável para o jogo com Portugal é o seguinte:

Neuer; Boateng, Mertesacker, Badstuber, Lahm; Khedira, Schweinsteiger; Muller, Ozil e Podolski; Klose.

A curiosidade:

A música da televisão alemã para o Campeonato da Europa de 2012 é uma versão Polka do êxito dos anos 90 «I like to move it». A versão é de «Los Colorados» da Ucrânia. É uma música fora do normal para o efeito mas grande parte dos alemães está satisfeita.

A atmosfera:

Surgiu alguma agitação em torno das palavras do treinador-adjunto da Alemanha. Quando questionado sobre a melhor forma para travar os livres de Cristiano Ronaldo, Hansi Flick disse o seguinte: «Basta colocar um capacete de aço e tentar parecer mais alto do que somos.» Sendo um alemão a falar na Polónia, esta frase de Flick foi criticada devido à história entre os dois países.

A citação

«Desejo tudo de bom para a sua carreira. Tudo, menos no sábado». Mesut Ozil falou desta forma sobre o duelo com Cristiano Ronaldo, seu colega de equipa no Real Madrid.