Jesé voltou com golo. Uma história feliz numa noite cheia de futebol, a do canterano do Real Madrid que regressou ao fim de uma grave lesão que o manteve oito meses e meio longe dos relvados. Feliz também, e como, a vitória do Manchester United frente ao Stoke City. Em França, o Marselha perdeu e tem a liderança em risco.

Antes do mais, Jesé. O canterano do Real Madrid sofreu em março uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Terminou a época, passou o defeso e passaram quatro meses desta temporada, numa longa e penosa recuperação. Esta noite, saiu do banco ao minuto 57 do jogo de Taça do Rei frente ao Cornellá e o Bernabéu saudou-o com uma ovação. Jesé agradeceu marcando o quinto golo do Real, depois de um passe de Isco. Entre outras coisas. Também teve momentos como este, para matarmos saudades do seu talento.
 
«Foram muitos meses de sofrimento», disse Jesé no final: «Há muitos pequenos pormenores táticos que esquecem, mas a equipa ajudou-me muito. Os adeptos gostam muito de mim e eu gosto muito dos adeptos.

O jogo não teve história. Mesmo poupando muitas das estrelas, a começar por Cristiano Ronaldo, o Real venceu por 5-0, 9-1 no total da eliminatória, frente à modesta equipa da Segunda B. Ainda esta noite, a meio da ronda, um golo de Viguera no final evitou a derrota do At. Bilbao na visita ao Alcoyano, também do terceiro escalão do futebol espanhol.

Toda a informação de Espanha

Não há pausas no futebol europeu dos grandes. Em Inglaterra também se joga por estes dias, e muito a sério: é a 14ª jornada da Premier League. O primeiro round foi nesta terça-feira e viu o United somar a quarta vitória consecutiva, depois de sobreviver a vários apertos bem no final do jogo. Já depois de Mata marcar o 2-1, num golo que o ex-sportinguista Marcos Rojo reclamou. No final, Van Gaal acabou com as dúvidas sobre a autoria do golo.
 

Van Gaal bem pode agradecer à sorte
, ele que de repente já está ali perto do grupo de perseguidores do Chelsea: para já a um ponto do Southampton, que tem uma difícil visita ao Arsenal nesta quarta-feira, e a dois do City, que visita o Sunderland, a equipa que empatou o Chelsea no fim de semana. Para os Blues de José Mourinho, quarta-feira é dia de dérbi com o Tottenham. A coisa promete, portanto.


Ainda em Inglaterra, o Liverpool conseguiu finalmente duas vitórias seguidas, coisa que não acontecia desde outubro. Esteve a perder, frente ao Leicester, mas deu a volta. Com o selo de Steven Gerrard, o capitão que acaba contrato no final da época e parece mais próximo de não renovar.


Toda a informação de Inglaterra



Em França, a jornada 16 começou com o Lorient de Raphael Guerreiro a travar o líder Marselha, num jogo em que o jovem internacional português jogou mais à frente do que o habitual na ala esquerda. 1-1, e a equipa de Marcelo Bielsa, a perder o fulgor dos primeiros meses, à mercê do PSG, que visita o Lille nesta quarta-feira e pode assumir a liderança se vencer.


Em campo também o Mónaco, com João Moutinho no onze e dificuldades perante o Lens, que a equipa orientada por Leonardo Jardim acabou por ultrapassar. Foi Ferreira-Carrasco quem confirmou a vitória, ao cair do pano, depois de Berbatov ter inaugurado o marcador de penálti.


Toda a informação de França



Também se jogou em Itália. Eliminatória de Taça, ainda sem as equipas mais fortes da ronda anterior. Entre os protagonistas um nome bem conhecido dos portugueses: Javier Saviola qualificou o Verona
, na vitória sobre o Perugia.