Andrés Iniesta dedicou o golo da final do Mundial a Daniel Jarque. No estádio Soccer City, em Joanesburgo, o médio espanhol homenageou o jogador que, aos 26 anos, perdeu a vida na sequência de um ataque cardíaco.

«Dani Jarque siempre con nosotros» tinha escrito Iniesta na sua camisola-interior que fez questão de mostrar ao mundo aos 116 minutos de jogo, quando a euforia tomou conta de todos os espanhóis.

Minutos depois, na curta entrevista que se seguiu à vitória, o internacional espanhol afirmou de lágrimas nos olhos e com voz de choro que se lembrou de Daniel Jarque e de toda a sua família no momento da consagração. «É incrível pela forma como foi e pelo que custou», acrescentou sobre a conquista do título de campeão do mundo.

No dia 8 de Agosto de 2009, durante a digressão de Verão do Espanhol em Itália, Daniel Jarque sofreu um ataque cardíaco. O jogador, que representou as selecções espanholas de sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21, falava com a namorada ao telefone quando desmaiou. Foi levado para o hospital, mas os médicos já nada puderam fazer para lhe salvar a vida.

Além de Daniel Jarque, também Antonio Puerta foi lembrado na final do Mundial por Sérgio Ramos, que mostrou uma camisola com a mensagem «Antonio Puerta siempre com nosotros».

Antonio Puerta, jogador do Sevilha, morreu a 25 de Agosto de 2007 devido a uma paragem cardiorrespiratória que o fez desmaiar ao minuto 28 do primeiro jogo da liga espanhola, frente ao Getafe.