O símbolo do Barcelona foi ligeiramente alterado em alguns países muçulmanos, devido a conotações cristãs, revela esta segunda-feira o jornal «As», que faz acompanhar a notícia com a foto aqui também apresentada.
No canto superior esquerdo do emblema está presente a cruz de Sant Jordi (ou São Jorge), que consiste em duas ricas vermelhas, uma na vertical e outra na horizontal, cruzadas em fundo branco. Um símbolo em tudo idêntico ao daOrdem dos Templários, defensores dos peregrinos cristãos na época das Cruzadas. Por este motivo vários artigos de merchandising do Barcelona foram alterados em países muçulmanos, ficando apenas uma risca vertical vermelha em fundo branco (ver foto).
Este episódio surge pouco depois de uma polémica com o equipamento alternativo do Inter, que também apresenta um símbolo idêntico ao dos Templários. Um advogado turco apresentou mesmo uma queixa na UEFA e na FIFA por «ofensas ao Islão», depois de a equipa italiana ter usado o segundo equipamento na recepção ao Fenerbahce.