O F.C. Porto atingiu uma plataforma de entendimento para a transferência de Mangala e Defour, jogadores do St. Liège. Os empresários dos dois jogadores confirmam, ao Maisfutebol o acordo iminente entre as partes, enquanto a formação belga adia o anúncio para uma conferência de imprensa na segunda-feira (às 17 horas belgas).

Eliaquim Mangala tem 20 anos, é defesa-central e internacional sub-21 pela França. Custará cerca de 7 milhões de euros aos cofres portistas. Steven Defour é médio, tem 23 anos e figura habitualmente no leque de escolhas da selecção belga. O F.C. Porto ofereceu 4 milhões de euros, na primeira abordagem, mas terá chegado aos 6 para garantir o jogador, segundo a imprensa daquele país.

«Pelo que sei, o senhor Antero Henrique já chegou a acordo com os dirigentes do St. Liège. As pessoas do St. Liège vão fazer uma conferência de imprensa amanhã e acredito que a transferência será anunciada nessa altura. Da parte do Defour, não há grande coisa a resolver, porque o F.C. Porto é irrecusável, é um clube muito, muito bom para ele», reconhece Paul Stefani, agente do médio, ao Maisfutebol. Defour é um número 8, à imagem de Moutinho.

Fabrizio Ferrari, empresário de Mangala, tem um discurso semelhante. «Entre Mangala e F.C. Porto há acordo. Os clubes têm falado nos últimos dias e, nas próximas horas, acredito que tudo ficará fechado. Pelo que sei, o St. Liège irá confirmar o negócio na segunda-feira. Valores? Sobre isso, não falo», explicou o italiano, ao nosso jornal.

À espera do anúncio formal

Jean François de Sart, director-geral do St. Liège, evita comentar o negócio. «Não sou eu que estou a tratar disso (ndr. as negociações estão a cargo do director-desportivo Pierre François, que permanece incontactável), não fui informado de um acordo total. Propostas do Porto? Via agentes, sim, têm chegado. Há uma conferência amanhã, mas não sou eu que vou falar. Há que esperar», concluiu o dirigente, após contacto insistente do Maisfutebol.

O F.C. Porto também adia a confirmação do entendimento entre as partes, sem negar o interesse nos jogadores ou as negociações avançadas com o St. Liège. Os dois alvos estavam identificados e os dragões pretendiam jogar com o tempo, sabendo que um raide imediato poderia roubar alguma pedra fundamental do onze portista. Contudo, a situação precipitou-se e o clube decidiu aproveitar a oportunidade de negócio. Amanhã, a transferência deverá, ao que tudo indica, ser anunciada oficialmente.

O Maisfutebol tentou ainda contactar Mangala e Defour, sem sucesso até ao momento.