O Benfica pode ter garantido o primeiro reforço para a próxima época. Pelo menos essa é a garantia que chega do Uruguai. Os encarnados terão assinado um pré-contrato com o avançado Rodrigo Mora, que se tornará válido a partir de Julho próximo. O jogador está em final de contrato com o Defensor Sporting.

No entanto, o clube de onde também veio Maxi Pereira promete levar o caso às últimas instâncias. A garantia foi dada pelo presidente Dante Prato. «Nós estávamos a negociar o jogador com um clube argentino e um clube mexicano. Mas fomos agora avisados pelo empresário que não valia a pena», disse.

«O senhor Juan Pablo Sorín, que é o representante oficial do Rodrigo Mora, disse-nos que ele já tinha assinado um pré-contrato com o Benfica e que no final da época ia para Portugal», adiantou ao Maisfutebol o presidente do Defensor Sporting. «Se isso for verdade, vamos recorrer para a FIFA e levar o caso até ao fim.»

Defensor Sporting enviou fax para o Benfica

Recorde-se que ao abrigo do regulamento internacional de transferências, um jogador pode ser abordado para assinar por outro clube a partir do momento em que faltarem seis meses para o final do contrato. O Defensor Sporting, porém, não se conforma com a perda do melhor jogador do actual plantel.

«Hoje mesmo enviámos, através da Federação Uruguaia de Futebol, um fax para o Benfica a perguntar se é verdade que têm um pré-contrato assinado com o Rodrigo Mora. Se for verdade, vamos entrar com um pedido de indemnização na FIFA porque há clubes interessados e dispostos a pagar por ele.»

Jogador foi colocado a trabalhar à parte

Entretanto o jogador foi afastado do plantel principal do Defensor Sporting. Desde esta quarta-feira que Rodrigo Mora treina com a equipa de reservas, formada por jovens, que disputa a III Divisão uruguaia. «Não é um castigo, é uma medida preventiva. Se vai sair sem nos dar dinheiro, preferimos apostar nos que cá ficam.»

O clube, de resto, não é dono do passe: detém os direitos desportivos, mas só tem 20 por cento dos direitos económicos. O restante pertence ao Danúbio (20 por cento), a um empresário chamado Rabajda (10 por cento) e a outro empresário chamado Pablo Bentacour, que representa Urreta (50 por cento).

Ora por isso, também os empresários esperam ser ressarcidos pela percentagem do passe. Gerardo Rabajda, por exemplo, fica contente com a notícia e diz também ao Maisfutebol que «o Benfica será muito bom» para o jogador, mas espera ser contactado e alcançar um acordo.

Segundo melhor marcador do Uruguai

Rodrigo Mora é um avançado nascido a 29 de Outubro de 1987 (fez há pouco tempo 23 anos), que fez a formação no Juventud. Em 2008 foi comprado pelo Defensor Sporting e apontou 14 golos em 36 jogos. Nesta última época, afirmou-se completamente ao ser o segundo melhor marcador do Torneio Abertura, com onze golos.

Veja um vídeo de Rodrigo Mora: