A General Motors anunciou esta segunda-feira que continua a operar normalmente e que não está abrangida pelo processo de reorganização da GM Corporations requerida este dia nos Estados Unidos, depois de a unidade europeia ter garantido da parte do Governo alemão um financiamento de transição e de alcançar um protocolo de entendimento para uma parceria com a Magna International, segundo o comunicado.

General Motors oficializa pedido de falência

A GM Europe assegurou do Governo alemão a aprovação de um financiamento de transição no valor de 1,5 mil milhões de euros, baseado na parceria com a Magna, que irá conferir tempo suficiente para finalizar o acordo de parceria.

Com a disponibilidade deste financiamento, as operações europeias ficam isoladas de qualquer impacto financeiro decorrente da situação da GM nos Estados Unidos.

A GM Corporation anunciou ainda que alcançou acordos com o Departamento do Tesouro dos EUA e os governos do Canadá e Ontário para acelerar a sua reinvenção e criar uma «Nova GM» mais forte a mais ágil, capaz de se posicionar para um futuro rentável, auto-sustentado e competitivo.