A Iberdrola espanhola obteve 40% do quarto leilão de capacidade de produção realizado pela REN e pela EDP, passando a deter os direitos sobre mais 327.600 MegaWatts por hora (MW/h) no nosso país.

«A companhia vai dispor de 327.600 MWh adicionais, ao longo do segundo e terceiro trimestres de 2008, que se integram na carteira de energia da empresa no mercado europeu e permitem reforçar a sua posição no Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel)», diz a empresa em comunicado.

Empresa prevê reforçar presença no mercado nacional

A iniciativa, através da qual foi disponibilizado aos agentes interessados um total de 873.600 MWh, teve como objectivo permitir o acesso a novos operadores e estimular a liberalização.

Os leilões de capacidade virtual enquadram-se nos acordos de harmonização regulatória entre Portugal e Espanha, subscritos em Lisboa em Março de 2007.

A Iberdrola prevê ainda reforçar a presença em Portugal com a construção da central de ciclo combinado da Figueira da Foz, que contará com uma potência instalada de 850 MW e representa um investimento de aproximadamente 450 milhões de euros. Esta central permitirá à Empresa superar os 1.000 MW de capacidade em operação no país.