Nem todas as histórias de final de ano têm um final feliz. Esta tem tudo para não ter, aliás.

Tiago Luís é um atacante do Santos que, com apenas 18 anos, foi apelidado de «Messi brasileiro», quando, em 2008, foi capa da «Marca»

Na altura, o influente jornal desportivo espanhol colocou Tiago Luís na rota do Santiago Bernabéu.

Depois das comparações com Messi vieram as semelhanças com «Ronaldo, o fenómeno».

Mas quatro anos e meio depois, a vida não correu bem ao jovem da baixada santista. O Santos, na perspetiva de blindar o menino, colocou uma cláusula de 33 milhões de euros (multa rescisória, na terminologia brasileira).

O contrato com o Santos termina já a 28 de janeiro e Tiago Luís não só não renovou como não tem clube para onde ir.

Em declarações ao UOL Esporte, Tiago Luís lamenta: «A gente sempre pensa nisso (na alta multa rescisória). Mas aí não é preocupação minha. O Santos que tem que resolver isso, se eu estou valendo 33 milhões de euros ou não, ou quanto é o meu valor. Depende de mim mostrar dentro de campo. Se eu fizer o meu trabalho bem feito, o preço aumenta, me valoriza. Creio que tenho muito a mostrar ainda para o Brasil, para ao mundo».

Desde 2008, Tiago foi emprestado algumas vezes para clubes do interior paulista. Representou o Ponte Preta, o XV de Piracicaba e, mais recentemente, o Bragantino. E o «Messi brasileiro» até passou por Portugal. Foi em 2009: o Santos cedeu-o ao U. Leiria, onde actuou por dez meses. Tiago Santos está arrependido de ter passado por Leiria, porque durante seis meses não recebeu salário.