A penúltima jornada da Liga espanhola selou a descida de Huelva e Numancia e garantiu ao Sevilha o terceiro lugar. Também viu o Atlético Madrid golear, com um «hat trick» de Forlan que coloca o uruguaio na frente da lista de melhores marcadores, e o campeão Barcelona perder frente ao Osasuna de Jose Antonio Camacho e Tiago Gomes, que se mantém na luta pela manutenção.
Com Simão a titular (saiu aos 89 minutos para dar lugar a Luis Garcia), o Atlético deu um passo de gigante rumo à zona «Champions». Todos os golos aconteceram na segunda parte, com Forlan imparável: três golos em 15 minutos, 31 no total e dois de vantagem sobre Etoo na luta pelo «Pichichi». À partida para a última ronda, os «colchoneros» são quartos, com dois pontos de vantagem sobre o Villarreal.
Quem disse adeus à hipótese de lutar pela Liga dos Campeões foi o Valência, face à derrota em casa do Villarreal, num jogo em que Miguel actuou os 90 minutos e Manuel Fernandes não foi opção. O Deportivo da Corunha, apesar da derrota com o Sevilha num jogo em que Zé Castro foi titular, parte para a última ronda com hipótese de lutar pela Liga Europa.
Em Barcelona, o jogo foi um intervalo na festa da consagração dos novos campeões perante o seu público. A precisar desesperadamente de pontuar, o Osasuna impôs-se graças a um golo de Pandiani aos 26 minutos, frente a um Barça com muitos jogadores de segundo plano. A poucos dias da final da Liga dos Campeões, Guardiola decidiu poupar a maioria dos craques. No relvado, os ânimos ainda azedaram quando o árbitro expulsou Muniesa, um jovem da cantera do Barça que se estreava na primeira equipa. Guardiola acabou expulso por protestar, mas a festa seguiu dentro de momentos.
Nota ainda para o duelo «português» entre Málaga e Bétis, a terminar num empate que não serve a ninguém. O Málaga, onde Eliseu e Duda foram titulares e Hélder Rosário suplente, perde as aspirações de chegar aos lugares que dão acesso à Liga Europa, o Bétis ainda não selou a manutenção.
No fundo da tabela, a vitória do Racing Santander, com Jorge Gonçalves no banco, ditou o adeus do Huelva, onde Beto continua afastado.
Resultados e marcadores da 37ª jornada da Liga espanhola
Sábado:
Almeria-Espanhol, 0-3
(Alonso, 26m e 71m; Coro, 90m)
At. Bilbao-At. Madrid, 1-4
(Exteita, 68m) (Raul Garcia, 59m; Diego Forlan, 73m, 77m e 87, g.p.)
Barcelona-Osasuna, 0-1
(Pandiani, 26m)
Getafe-Numancia, 1-0
(Soldado, 60m)
Málaga-Bétis, 1-1
(Luque, 80m) (Edu, 43m)
Huelva-Santander, 0-1
(Zigic, 75m)
Sevilha-D. Corunha, 1-0
(Perotti, 90m)
Valladolid-Sp. Gijon, 1-2
(Gonzalez) (Camacho, 43m; Bilic, 78m)
Villarreal-Valência, 3-1
(Llorente, 15m e 31; Cani, 67m) (Villa, 41m)
Domingo:
Real Madrid-Maiorca