O campeonato espanhol conheceu, este sábado, o seu «campeão de Inverno». O Barcelona não esteve com meias medidas e goleou o vizinho Espanhol, na sua própria casa, por 1-5. Depois dos 5-0 impostos ao Real Madrid, no Clássico, e de ter vencido, pelo mesmo resultado, a Real Sociedad na última ronda, os catalães voltaram à «chapa 5», agora no derby da cidade. Com este triunfo, a equipa de Pep Guardiola passa a somar 43 pontos, mais cinco que o Real Madrid, que no domingo recebe o Sevilha em busca de encurtar, novamente, a distância.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

Messi, que não marcou mas esteve na génese de quase todos os golos, e Pedro, que bisou, foram as grandes figuras do encontro e os principais impulsionadores da goleada. O extremo espanhol foi o primeiro a marcar, logo aos 18 minutos. Antes da meia hora, Xavi, num lance em que os jogadores do Espanhol reclamaram fora-de-jogo, fez o 2-0.

A segunda parte começou com novo golo de Pedro, mas, pouco depois, Osvaldo reduziu e trouxe uma chama de esperança para a equipa da casa. Seria de pouca dura. No último quarto-de-hora entrou em acção David Villa, autor dos dois golos finais do desafio, que fecharam o marcador no 1-5.

Espanha: Caicedo marca outra vez e portugueses não são felizes

Antes do final do encontro, houve espaço para um momento de rara beleza. Iniesta foi substituído e recebeu a ovação da noite: adeptos do Barcelona, adeptos do Espanhol, jogadores e técnicos das duas partes aplaudiram o espanhol de pé. Na cabeça de todos estaria, certamente, a homenagem do médio a Dani Jarque, antigo capitão do Espanhol, depois de marcar o golo que deu o triunfo à Espanha.

Nota final para o acerto ofensivo e defensivo dos catalães: o Barcelona marcou 26 golos nos últimos cinco jogos para a Liga espanhola. Sofreu um. Palavras para quê?

Veja os golos do encontro:



CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

Resultados da 16ª jornada da liga espanhola

Dep. Corunha-Sporting Gijon, 1-1

(Aythami, 12) (Diego Castro, 88)

Levante-Athletic Bilbao, 1-2

(Caicedo, 20) (Gabilondo, 10; J. Martinez, 73)

Villarreal-Maiorca, 3-1

(Cazorla, 11; Rossi, 35 g.p.; Nilmar, 51) (De Guzman, 28)

Espanhol-Barcelona, 1-5

(Osvaldo, 62) (Pedro, 18 e 59; Xavi, 29; Villa, 75 e 83)

Real Sociedad-Valência, mais tarde

Domingo

Almeria-Getafe

Osasuna-Saragoça

Málaga-Atl. Madrid

Real Madrid-Sevilha

Segunda-feira

Racing Santander-Hércules