Mesmo poupando Messi e Henry, o Barcelona manteve o ritmo seguro na caminhada para o título espanhol, vencendo em Valladolid com um golo de Etoo. A equipa de Guardiola, que na quarta-feira recebe o Bayern de Munique para a Liga dos Campeões alargou para nove pontos a vantagem sobre o segundo classificado, Real Madrid, que joga mais tarde.
Nos outros jogos da ronda, o destaque vai para a tarde infeliz dos dois portugueses do Bétis. No empate (3-3) com o Numancia, em Sevilha, Nélson e Ricardo partilharam dupla infelicidade, cometendo penalties que lhes valeram a expulsão.
Tudo começou bem para os sevilhanos que, frente a um adversário directo na luta pela permanência, se adiantaram aos 9 minutos, graças a Sérgio Garcia. Mas a reacção dos visitantes resultou em reviravolta, com Aranda a fazer o golo da igualdade ainda antes do intervalo. O pior estava para vir: Nélson recebeu ordem de expulsão aos 75 minutos, depois de derrubar Bellvis na área. Barkero enganou Ricardo no penalty e o Numancia passou para a frente.
Mesmo com um homem a menos, o Bétis carregou, e o jogo teve dez minutos finais alucinantes: Capi fez o golo do empate aos 84 minutos e o árbitro deu uma ajuda aos sevilhanos, assinalando um penalty inexistente sobre Edu, que Oliveira converteu. O Béstis voltava ao comando mas, já em descontos, Ricardo falhou uma saída e derrubou Aranda. Mais um penalty, mais uma expulsão de um internacional português e o Bétis, já sem substituições, viu Aranda bater o improvisado guarda-redes Melli, para fixar o 3-3 final.
Outro português sem boas recordações deste sábado foi Nunes, que jogou os 90 minutos na derrota do Maiorca em Bilbao (2-1). No entanto, o resultado mais sensacional da tarde foi a pesada derrota sofrida pelo Villarreal frente ao Almería (3-0) num jogo em que o francês Pires viu o cartão vermelho.
29ª jornada:
Sábado
Almeria-Villarreal, 3-0
(Negredo, 7; Piatti, 20; Mané, 35)
At. Bilbao-Maiorca, 2-1
(Yeste 5 g.p.; Martinez, 84) (Jurado, 72)
Bétis-Numancia, 3-3
(S. Garcia, 9; Capi, 84; R. Oliveira, 89 g.p.) (Aranda, 40 e 90 g.p.; Barkero, 77 g.p.)
Valladolid-Barcelona, 0-1
(Etoo, 41)
Huelva-Sevilha, 0-1
(Kanouté, 32 g.p.)
Málaga-Real Madrid (mais tarde)
Domingo
At. Madrid-Osasuna
Espanhol-D. Corunha
Valência-Getafe
Sp. Gijon-Santander