Jogo incrível no La Cerámica com Villarreal e Barcelona a empatarem 4-4. A equipa catalã, com Messi no banco, entrou forte e chegou rapidamente a uma vantagem de 2-0, mas depois adormeceu em campo e permitiu que o submarino amarelo virasse o resultado com torpedos consecutivos, todos a resultar de transições rápidas. Valverde teve de ir buscar o craque argentino ao banco para empatar na pronta final. Aproveitou o Atlético de Madrid que, com uma vitória sobre o Girona, cortou a diferença para os catalães para apenas oito pontos.

Confira a FICHA DO JOGO

Com Nélson Semedo no banco, ao lado de Messi, o Barcelona, como já dissemos, entrou mais forte e pouco depois dos primeiros quinze minutos já vencia por 2-0.  Coutinho abriu o marcador aos 12 minutos, enquanto Malcom, de cabeça, aumentou a vantagem quatro minutos depois. Parecia que ia ser uma noite tranquila para a equipa de Valverde. Puro engano.

O Villarreal ainda reduziu a diferença na primeira parte, com um golo de Samuel Chukwueze, aos 22 minutos, mas a grande surpresa estava reservada para o segundo tempo. Logo a abrir, aos 50 minutos, Karl Toko Ekambi nivelou o resultado com um remate de ângulo difícil a deixar Ter Stegen pregado ao relvado.

Doze minutos volvidos, novo contra-ataque e novo golo «amarelo», agora com assinatura de Vicente Iborra, a concretizar a cambalhota no marcador, diante de um Barça que demorava a reagir. Foi nessa altura que Messi saltou do banco. Era preciso acordar a equipa, mas foi a formação da casa que voltou a marcar, a dez minutos do final, por Bacca. Quatro golos em contra-ataque e a verdade é que podiam ter sido mais. 

Mas são óbvias as diferenças de um Barça com ou sem Messi. Com um Villarreal que ficou reduzido a dez, aos 86 minutos, por expulsão de Alvaro Gonzalez por acumulação de amarelos, o Braça chegou ao empate em tempo de compensação.

Messi, na marcação de um livre direto, fez o terceiro, e Luis Suarez empatou mesmo no último lance do jogo, quando o ´cronómetro já passava dos 93 minutos. Incrível.

Atlético aproveita deslize catalão

Um empate bem aproveitado pelo Atlético Madrid que, a jogar em casa, bateu o Girona por 2-0, com dois golos na ponta final. Diego Godin abriu o marcador aos 76 minutos, enquanto o inevitável Griezmann assinou o segundo já em tempo de descontos.

Com este triunfo, os colchoneros cortam a distância para o Barça para oito pontos, ante da visita ao Camp Nou, prevista para o próximo sábado, e, ao mesmo tempo, distanciam-se do vizinho Real Madrid que joga esta quarta-feira no Mestalla.

Ainda esta terça-feira, destaque para o empate entre Espanhol e Getafe (1-1). A equpa da casa ainda esteve a vencer com um golo de Borja Iglesias (56m), mas os visitantes empataram por Angel Rodriguez (72m).

Confira a classificação da liga espanhola