Quase 30 anos depois, o Espanhol voltou a descer à segunda divisão e logo com uma derrota em casa do grande rival, o Barcelona.

Num jogo pouco interessante, a equipa de Setién venceu o dérbi da Cidade Condal, graças a um golo de Suárez já na segunda parte, que vale ao uruguaio a subida ao pódio dos melhores marcadores da história do Barcelona, com 195 golos.

Nélson Semedo foi titular no Barça, mas acabou substituído ao intervalo. Ansu Fati, o jogador que entrou para o lugar do português acabou por ficar apenas três minutos em campo, sendo expulso após uma entrada duríssima sobre Calleri. Ainda assim, o Barcelona só ficou três minutos em desvantagem, uma vez que Pol Lozano também foi expulso por uma entrada semelhante sobre Rakitic.

Numa partida em que se tocavam as lutas em topos opostos, o Barcelona, que ainda sonha com o título apesar da desvantagem para o Real Madrid, marcou aos 56m e depois pouco mais procurou para ampliar a vantagem.

Ainda assim, o triunfo foi suficiente para condenar definitivamente o rival à descida, algo que não acontecia desde a época 1992-1993.

Nos outros jogos do dia em Espanha, destaque para o duelo europeu entre Getafe e Villarreal, jogado em casa da equipa dos arredores de Madrid.

Num duelo entre o quinto e o sexto classificado, levou a melhor o ‘submarino amarelo’, que reforçou a posição, agora com mais quatro pontos do que o Getafe.

O herói da partida foi Santi Cazorla, que bisou de penálti, marcando aos 66 e aos 86m. Pelo meio, o Getafe ainda marcou por Hugo Duro, mas Ruben Pena fixou o resultado final em 3-1 já em período de descontos.

Em campo esteve também o Betis, que venceu o Osasuna por 3-0 em casa. William Carvalho entrou na segunda parte, quando o resultado já estava em 2-0, graças aos golos de Guido Rodríguez e Alfonso Pedraza.

Em destaque na partida esteve Feddal, defesa central que está nos planos do Sporting. Depois de ter estado em dificuldade na primeira parte, recebendo assistência médica por duas vezes, aguentou toda a partida e foi do seu pé esquerdo que saiu o passe que abriu o caminho para o 3-0 final, apontado por Carles Alena.

[artigo atualizado]