Philippe Coutinho vai ser apresentado esta segunda-feira como o reforço mais caro da história do Barcelona que desembolsou qualquer coisa como 160 milhões de euros para o ir buscar ao Liverpool. Uma realidade bem distinta daquela que o jovem craque vivia há dez anos, em 2008, quando era ainda apenas uma promessa do Vasco da Gama e deu uma entrevista ao jornal espanhol «Marca» ao lado de Neymar.

Na altura, ao serviço da seleção de sub-16 do Brasil, o craque já falava da ambição de um dia vir a jogar na liga espanhola onde, além de Ronaldinho, jogava a sua principal referência no futebol, Robinho. «É no campeonato espanhol porque é onde estão os melhores do mundo, como Robinho e Ronaldinho», dizia então o jovem Coutinho ao jornal espanhol.

Uma entrevista agora recuperada pelo jornal, uma vez que Coutinho, tal como Neymar, dava conta que a sua maior ambição era jogar no Real Madrid. «É o melhor clube do Mundo», atirou então o jovem Coutinho sem pestanejar.

Era, afinal de contas, no Real Madrid que jogava o seu ídolo Robinho. «Aprendi a fazer a pedalada vendo o Robinho pela TV. Gosto muito de ver o Real e o Barça que são as minhas equipa favoritas em Espanha», referiu ainda.

Quatro anos depois de ter representado o Espanhol (2012, por empréstimo do Inter), Coutinho regressa ao campeonato espanhol, mas para vestir a camisola Blaugrenat o principal adversário do Real Madrid.