O Estádio do Dragão é o recinto que, até ao momento, recebeu mais público, no somatório dos cinco jogos que todas as equipas realizaram em casa. Ainda assim, de um ano para o outro, o F.C. Porto perdeu mais de 4 mil adeptos por jogo.

A Luz também cai a pique na comparação com as primeiras dez jornadas da época passada (menos 7 mil espectadores) e o estádio José Alvalade regista o maior aumento. O Maisfutebol faz-lhe o resumo com números oficiais da Liga.

O Sporting teve mais 40 939 espectadores que nas cinco primeiras rondas de 2010/11. Ou seja, em média, tem mais 8187 espectadores por partida. O «peso» dos adversários não é argumento para esse crescimento. Na época passada, o José Alvalade recebeu Marítimo, Olhanense, Nacional, Rio Ave e V. Guimarães. Os dois primeiros já repetiram a visita ao leão, que ainda recebeu V. Setúbal, Gil Vicente e U. Leiria. Razão para o crescimento? A conclusão só poder ser uma e óbvia: a própria equipa, em exibições e resultados.

Todos os números

O Benfica está no lado inverso. Perdeu 34 875 espectadores nas cinco jornadas homólogas. No entanto, há uma explicação. Este ano, a Luz recebeu a visita de Feirense, V. Guimarães, Académica, P. Ferreira e Olhanense. Os jogos de 2010/11 com Académica e V. Setúbal não fazem grande diferença, mas nas duas rondas seguintes em casa, os encarnados receberam Sporting e Sp. Braga. E se acrescentarmos que o embate com os leões registou a terceira maior assistência da última Liga, é de crer que o cenário seja alterado na próxima ronda, face à expectativa que o derby está a suscitar nos dois emblemas.

Mais 21 mil viram Sporting fora

O mesmo efeito pode ser atribuído ao aumento de público nos jogos do Beira Mar. Os aveirenses são quintos no ranking, aumentaram o número de espectadores em 17 295, mas já receberam Sporting e Benfica.

Como seria normal, Gil Vicente e Feirense aumentaram as assistências. Promovidos da II Liga, já defrontaram como locais Benfica (os gilistas)e FC Porto e Sporting (os feirenses), respectivamente.

A equipa da Feira jogou até agora sempre em Aveiro e este municipal, no acumulado, é o quarto estádio com mais público, somando os jogos do Beira Mar e Feirense, obviamente.