Dez jornadas de Liga, quase um terço de campeonato jogado, já definem tendências. O Maisfutebol olhou para os números, recolhidos a cada jogo no estádio, e para as estatísticas oficiais da Liga, e faz um resumo de alguns dos pontos mais relevantes nesta altura. Quem ataca melhor, quem defende melhor, como vamos de golos, quem são os jogadores mais pontuados, os clubes mais indisciplinados, quem leva mais gente aos estádios.

0

O número de derrotas do líder Benfica, por esta altura a única equipa invicta na Liga. Se olharmos para as grandes ligas europeias, há mais cinco clubes que mantêm a coluna das derrotas a zero na qualificação. Três deles estão, por incrível que pareça, na Alemanha: Bayern Munique, RB Leipzig e Hoffenheim, o trio do pódio da Bundesliga. Depois há o Real Madrid, a única destas equipas que lidera isolada, e Tottenham, o pior classificado do clube, quinto na Premier League. Tem sido regra na Liga nos últimos anos uma equipa, no máximo duas, chegar a esta fase sem derrotas. E em duas ocasiões o estatuto manteve-se até ao fim, com o FC Porto de 2010/11 e 2012/13. Só há mais um campeão invicto na história do campeonato nacional, o Benfica de 1972/73. E uma outra equipa que terminou sem derrotas mas não venceu a Liga, o Benfica de John Mortimore, em 1977/78, num campeonato ganho pelo FC Porto.

211

O número de golos marcados em 90 jogos, média de 2,34 por jogo. A cair nas últimas jornadas e por enquanto abaixo da média final da época passada, que foi de 2,72. O jogo com mais golos foi o V. Guimarães-P. Ferreira da 3ª jornada, nada menos que 5-3. O V. Guimarães esteve de resto envolvido noutro dos encontros mais produtivos, o 3-3 frente ao Sporting da 7ª jornada (o outro com seis golos é o Sporting-Estoril (4-2). A ronda 7 assistiu ainda aliás às duas maiores goleadas da prova: os 4-0 do FC Porto na visita ao Nacional e do Benfica na receção ao Feirense. Do total de golos marcados, temos 68 de bola parada, quase um terço do total e um valor a subir em relação à época passada

10

Os golos de Marega, o melhor marcador do campeonato nesta altura. O maliano cedido pelo FC Porto ao V. Guimarães já assinou dois «hat-tricks», antes da saída intempestiva de campo no jogo da 10ª ronda frente ao Nacional, que deixou no ar uma série de questões, nomeadamente sobre o seu futuro em Guimarães. Ainda assim, e somando também uma assistência, Marega é o jogador que vale mais golos na Liga. O segundo da lista é o portista André Silva, com 7, seguido do sportinguista Bas Dost, com 6.

5

E o rei dos passes para golo, quem é? Nesta altura o ranking da Liga é liderado por Gelson Martins. O jogador do Sporting já fez cinco assistências, mais uma do que um grupo de perseguidores a que se juntou na ronda passada o vimaranense Raphinha, agora ao lado do seu companheiro João Aurélio e ainda de Salvador Agra (Nacional) e de outro sportinguista, Bryan Ruiz.

23

O melhor ataque da Liga é do Benfica, com três de vantagem sobre os 20 do Sporting, segundo na lista. Os golos dos encarnados foram divididos por onze jogadores, com Mitroglou, autor de quatro tentos, à cabeça. O vice-líder FC Porto tem 19 golos marcados, tantos quanto o V. Guimarães. Curiosos neste capítulo os números do Marítimo: tem apenas seis golos marcados, que já renderam quatro vitórias! Não há pior ataque em todo o campeonato, só igual mas no fundo da tabela: seis são também os golos já apontados por Arouca e Tondela, penúltimo e últimos da tabela.

5

Os golos sofridos até agora por Benfica e FC Porto, as duas melhores defesas da Liga. Dado que ajuda a explicar também a situação do Marítimo. Apesar da pouca produção goleadora, a equipa madeirense, agora orientada por Daniel Ramos, tem apenas nove golos sofridos e é segunda neste campo, a par de Sp. Braga e Desp. Chaves. O Sporting aparece apenas na sexta posição, com 10 golos sofridos, uma maior propensão para sofrer golos esta época que tem prejudicado a equipa de Jorge Jesus.

3,6

Gelson Martins é o líder do ranking de pontos do Maisfutebol, definido pelas notas atribuídas a cada jogo pelos jornalistas nos estádios. O jogador do Sporting soma 36 pontos, mais dois do que a concorrência mais próxima, um trio constituído por Raphinha e Tiquinho Soares, ambos do V. Guimarães, e ainda pelo portista André Silva.

37

Os jogadores totalistas ao fim de 10 jornadas, aqueles que jogaram todos os minutos possíveis. Só há três equipas sem totalistas: Benfica, Sp. Braga e Boavista. O V. Guimarães é quem tem mais, um total de cinco seguido de D. Chaves e Sporting. Rui Patrício, William Carvalho, Coates e Ruben Semedo são os jogadores dos leões que não falharam um minuto de campeonato. No FC Porto são dois, Casillas e Felipe. Em termos absolutos, contabilizando descontos, tal como a Liga de clubes faz no seu site oficial, os jogadores com mais minutos em campo são Cláudio Ramos e Rafael Amorim, ambos do Tondela, com 959.

423

Cartões amarelos, mais de cinco por jogo em média. Há 24 vermelhos, 13 dos quais duplos amarelos. Neto, do Moreirense, é o único jogador que já foi expulso por duas vezes esta época.E são quatro os jogadores que já viram cinco amarelos: João Palhinha (Belenenses), Rosic (Sp. Braga), Wakaso (Rio Ave) e Nuno Coelho (Arouca). O Nacional é de longe a equipa com mais vermelhos nesta Liga, um total de seis, seguido do Moreirense, com quatro. Há oito equipas que ainda não tiveram jogadores expulsos: Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga, D. Chaves, V. Setúbal, Marítimo e Feirense.

262.686

O número de espectadores do Sporting, a equipa que em absoluto levou mais gente ao seu estádio ao fim de 10 jornadas. Os leões têm no entanto seis jogos em casa, mais de metade, e já receberam um clássico, frente ao FC Porto. A melhor média é do Benfica, que só tem quatro jogos em casa contabilizados e apresenta um registo de 54.975 espectadores por jogo. A média do Sporting é de 43.781 espectadores. O FC Porto é terceiro, com 37.771 de média, já depois de receber o Benfica, num jogo que levou 50.019 espectadores ao Dragão. No fundo da tabela está o Estoril, com 1.593 de média. O jogo da Liga que teve mais espectadores até agora foi o Benfica-Feirense da 7ª jornada, 58.637. Os quatro jogos caseiros do Benfica lideram aliás o ranking, seguidos do FC Porto-Benfica e do Sporting-FC Porto (49.399).  

A classificação e todos os resultados da Liga 2016/17