As associações distritais e regionais vão reunir-se em plenário na próxima sexta-feira (18 de Março), véspera da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol que vai votar, uma vez mais, a adequação dos estatutos do organismo ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Esta é a quarta vez que se tenta aprovar novos estatutos, sob a ameaça de sanções da UEFA e da FIFA. Gilberto Madaíl voltou nesta segunda-feira a apelar ao bom senso, defendendo que «é altura de pensar em evitar graves prejuízos para todo o futebol português».

O presidente da FPF reagiu às declarações de Lourenço Pinto, líder da Associação de Futebol do Porto, que defendeu que eventuais punições seriam responsabilidade da própria federação. «É um absurdo falar em responsabilidades de quem se tem esforçado pelas mais diversas formas e em várias ocasiões para ultrapassar este impasse», disse Madaíl, rejeitando também a acusação de que estaria a ocultar informação às instâncias desportivas internacionais. «Mantivemos e mantemos sempre informados os sócios do processo e por isso enviámos-lhes recentemente toda a correspondência trocada com a UEFA e com a FIFA», garantiu ainda, citado pela agência Lusa.