É no Brasil, mais precisamente na cidade de Indaial, em Santa Catarina, que se encontra aquele que será nesta altura o pior clube do Mundo. Sim, pior que o Íbis, que durante muitos anos ostentou orgulhosamente esse estatuto.

Com três anos de existência, o Maga, da III Divisão catarinense, jogou 20 jogos, sofreu 94 golos e marcou apenas quatro tentos; nunca empatou e só ganhou uma única vez... porque o adversário não indicou o campo a tempo de se realizar o encontro.

A história é contada pelo Globoesporte. O Maga tem sempre os jogadores certos para um jogo, não tem suplentes, caso algum se lesione joga com menos elementos, e tem um guarda-redes de peso: 120 kg. O treinador é ao mesmo tempo o presidente do clube: Lúcio Rodrigues. Os adeptos na bancada, por norma, são apenas três num total de 50 mil habitantes em Indaial. Mas o Maga resiste.

Lúcio quer mesmo continuar com o projecto e o objectivo é formar jogadores para venda. Não investe muito no clube, mas é ele quem paga todas as despesas da equipa e espera que as apostas no clube cresçam para que possa formar uma equipa de qualidade a partir de 2015.

«A minha intenção é que daqui a cinco ou seis anos a coisa se componha», confessa Lúcio. E para conseguir isso, sem muito investir parece ser fácil: «Dou oportunidade às pessoas que sempre tiveram o sonho de jogar profissionalmente e que nunca conseguiram. Pessoas que trabalham na cidade e que só aparecem nos dias de jogo». Ou seja, a equipa do Maga também não treina e essa poderá ser a explicação para uma história cheia de maus resultados.

Veja o Maga em «acção»: