Neuza Silva, campeã nacional, tornou-se esta terça-feira a primeira tenista portuguesa a conseguir a passagem à segunda ronda do Estoril Open, ao derrotar a finalista do ano passado, a alemã Júlia Shruff, por 3/6, 7/6 e 7/6. Neuza vai defrontar na segunda ronda a checa Denisa Chladkova.
Há também um jogador do quadro masculino ainda em prova, com Diogo Rocha a ficar por cima no duelo português com o campeão nacional Leonardo Tavares. Rocha ganhou em três sets com os parciais de 7/5, 2/6, 6/3 e garantiu um encontro com Juan Ignacio Chela. O argentino bateu o compatriota Guillermo Canas sem dificuldades, por 6/3 e 6/4.
Este segundo dia de provas, em que ainda se disputam encontros da primeira ronda, viu cair três cabeças-de-série, entre eles o número 1, o alemão Rainer Schuettler, que perdeu com o romeno Victor Hanescu, por 7/6, 6/7 e 6/3. O argentino Gaston Gáudio foi eliminado pelo alemão Florian Mayer (6/3 e 6/4) e outro argentino, Agustin Calleri, perdeu com o checo Jiri Vanek (7/6, 3/6, 7/6). Tommy Robredo, quarto favorito, teve a tarefa mais fácil do dia, ao passar à próxima ronda por desistência do belga Xavier Malisse, com uma contractura nos adutores da perna esquerda. O encontro estava em 6-0 na a favor de Robredo na altura.
«Safou-se» o russo Marat Safin, grande atracção da prova e oitavo favorito, que passou sem grande dificuldades pelo francês Cyril Saulnier, com os parciais de 5/7, 6/2 e 6/2.
Com o cair do dia e a falta de luz natural, o encontro entre Goran Ivanisevic e o espanhol Rafael Nadal foi adiado para esta quarta-feira, mas mesmo assim jogou-se mais uma partida no court com luz artificial: o bielorrusso Max Mirnyi eliminou o checo Bohdan Ulihrach em dois sets, por 7/6 e 6/3.
Este segundo dia de provas registou uma entrada de 4.179 espectadores.