Para acompanhar as surpresas do dia, o cabeça-de-série número um do Estoril Open, Rainer Schuettler, foi eliminado na primeira ronda. O tenista alemão perdeu com o romeno Victor Hanescu em três sets, com os parciais de 6/7, 7/6 de 6/3. O primeiro set foi equilibrado, Hanescu chegou a ter uma vantagem de 4-2, que Schuettler anulou ao chegar aos 5-5. No desempate, o romeno venceu por 7-4.
No segundo set o equilíbrio foi total, sem que tenham havido quebras de serviço. Foi necessário recorrer a novo tie-break, com Schuettler a vencer desta vez, também por 7-4. No terceiro set Hanescu ganhou logo uma vantagem de 2-1 e chegou rapidamente aos 5-3, encerrando o encontro no seu serviço.
Schuettler justificou a derrota com algum cansaço, depois de ter disputado a Taça Davis no fim-de-semana, e o pouco tempo de treino em terra batida, mas sempre disse que devia ter ganho: «Não aproveitei as oportunidades que tive e não devia ter perdido, apesar de não ter jogos em terra batida e ter vindo de piso rápido e coberto. Hei-de melhorar.»