O francês Gilles Simon, primeiro cabeça-de-série do Estoril Open, garantiu esta quinta-feira um lugar nos quartos-de-final, após bater o italiano Fabio Fognini pelos parciais 6-0 e 7-5. Uma vitória que acontece pela segunda vez consecutiva, depois de ambos se terem defrontado há uma semana na segunda ronda do Masters de Roma.
A terra batida não é dos palcos que Simon mais aprecia, ainda que esteja longe de transparece-lo: arrebatou o primeiro set sem permitir qualquer resposta do 75º do ranking e entrou no segundo decidido a terminá-lo com a mesma eficácia. O trajecto fácil até ao momento atrapalhou, contudo, a concentração do francês, que permitiu a recuperação do adversário, quando vencia por 3-1. Fognini aguentou até ao 5-5, pelo meio mediu forças (ainda que sem êxito) com o árbitro, mas acabou por sucumbir ao (melhor) jogo de Simon.
O espanhol Albert Montanes, 35º do mundo e sétimo cabeça-de-série do torneio português, é o adversário dos quartos-de-final, depois da vitória sobre o alemão Simon Greul (112º), com um duplo 6-2.
O também francês Florent Serra, 52º do ranking e oitavo cs. do Estoril Open, derrotou o argentino Juan Monaco (45º) por 6-3, 1-6 e 6-3, tendo, agora, pela frente o norte-americano James Blake.