David Nalbandian, bicampeão do Estoril Open, resistiu apenas 53 minutos (6-2 e 6-2) na sua quarta participação no torneio português, ao ser eliminado na primeira ronda pelo chileno Paul Capdeville, 91º do mundo.
O tenista argentino, actual 19º do ranking (já foi terceiro), era o quinto cabeça-de-série e um dos principais candidatos ao título, tornando-se, assim, na primeira baixa de vulto do quadro principal masculino.
No final, Nalbandian não compareceu na sala de imprensa, mas evitou a multa com umas breves declarações divulgadas pela organização. «A minha preparação para este Estoril Open foi a melhor possível atendendo à minha lesão. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para recuperar a tempo de jogar aqui e acredito que actuei no meu melhor, atendendo às circunstâncias», explicou o jogador. «Estou muito triste por não ter conseguido mostrar o meu melhor ténis. Simplesmente, hoje não me conseguia mexer bem e nunca encontrei o meu ritmo», disse, ainda.
Já Capdeville volta a defrontar um argentino na segunda ronda, desta feita Máximo Gonzalez (74º), que ganhou ao espanhol Guillermo Garcia-Lopez (72º) por 6-4 e 6-3.