Os dois fabricantes de automóveis receberam 17.400 milhões de dólares em ajudas públicas desde Dezembro de 2008 e haviam solicitado mais 21.600 milhões extra para manter as suas operações.
A General Motors (GM) e a Chrysler têm até 31 de Março, terça-feira, para apresentar ao Departamento do Tesouro os seus planos de reestruturação em que expliquem como vão reconverter as empresas em modelos rentáveis e como vão devolver os empréstimos concedidos.
Se Washington considerar que os planos não são realistas, a Administração Obama deixará de prestar ajuda económica àqueles gigantes industriais.
«The New York Times» adianta que apesar da disponibilidade da Casa Branca para aumentar a ajuda financeira o Grupo Presidencial do Automóvel - criado para supervisionar a reestruturação do sector - também deixou claro que a opção da bancarrota é uma possibilidade.
Barack Obama anuncia segunda-feira o seu plano de resgate para o sector automóvel, tendo o Grupo Presidencial do Automóvel reunido para das os últimos retoques à decisão do Presidente norte-americano.
RELACIONADOS
Carro eléctrico: novidades no mercado (fotos)
Obama ajuda sector automóvel mas exige «medidas drásticas»
Autoeuropa arranca com novo Sharan em Maio de 2010 (fotos)
Sócrates: qualificação é saída para sector automóvel (fotos)
Ford vai suspender temporariamente 1.100 empregados
Produção automóvel caiu 47,6% em Espanha
Tata lança hoje o automóvel mais barato do mundo (fotos)