O quinto dia do Euro 2008 voltou a ser o dia de Portugal. Para o bem e para o mal. A Selecção Nacional experimentou esta quarta-feira sensações díspares. Por um lado uma grande felicidade, com a conquista do apuramento para os quartos-de-final deste Europeu, e logo no primeiro lugar. Em apenas dois jogos, Portugal garantiu a liderança do Grupo A e pode olhar para o terceiro jogo da fase de grupos como mera formalidade.
Por outro lado, o país ficou a saber esta quarta-feira que vai perder o seleccionador. O site oficial do Chelsea confirmou que Scolari vai assumir o comando técnico da equipa a partir do dia 1 de Julho, logo a seguir ao fim do Euro 2008. Deixa dessa forma a Selecção Nacional. Que orientou nos últimos quatro anos e até agora com alguns dos melhores resultados de sempre da seelcção. Um anúncio questionável pelo timming.
O quinto dia do Euro 2008 foi também o primeiro grande dia de Cristiano Ronaldo. O extremo português foi eleito o Man of the Match pela UEFA, depois de ter marcado um golo e feito uma assistência para outro golo. Ainda não foi o Ronaldo que todos os portugueses aguardam com ansiedade, mas está lá perto. Bem acompanhado por um Deco que voltou a ser mágico, participando em todos os golos da vitória portuguesa.
Ora com Portugal já apurado, e no primeiro lugar do grupo, sobra uma vaga que vai ser disputada por Rep. Checa e Turquia. A Suíça está definitivamente arredada desse sonho, ela que joga em casa. A derrota com a Turquia, selada num golo de Arda Turam no último instante do jogo. A Suíça até foi melhor nos dois jogos que efectuou, mas perdeu. Com grande dose de azar. No domingo saber-se-á quem acompanha Portugal.