Lviv. Decore o nome desta cidade. É ali que a Selecção Nacional fará os dois primeiros jogos no Campeonato da Europa de 2012. No dia 9 de Junho, Portugal estreia-se na competição frente à Alemanha; quatro dias depois, a 13, é a vez do Portugal-Dinamarca.

O palco destas duas partidas será a Arena Lviv. Um estádio moderno, erigido entre 2008 e 2011, e com capacidade para acolher cerca de 35 mil espectadores. A inauguração do recinto foi realizada no último dia 29 de Outubro.

O recinto é a casa do Karpat Lviv, actual 13º classificado da liga ucraniana. A construção deste estádio está orçada em 211 milhões de euros.

A cidade de Lviv fica na região oeste da Ucrânia. Tem 760 mil habitantes e é considerada um dos principais centros culturais do país. Até ao eclodir da II Grande Guerra Mundial, Lviv era também um dos maiores pólos judaicos. Depois do Holocausto, Lviv afirmou-se como urbe de estudo e conhecimento. Tem uma das maiores universidades ucranianas.

Em 12 de Junho de 2009, a revista Focus considerou Lviv «a melhor cidade para se viver na Ucrânia». «É a pequena Paris ucraniana». A temperatura média em Junho é de 18 graus centígrados.

Euro-2012: Portugal com Holanda, Dinamarca e Alemanha

Kharkiv. O terceiro e, provavelmente, decisivo jogo de Portugal no Grupo B será realizado nesta cidade. O encontro está marcado para o dia 17 de Junho, o opositor será a Holanda e o duelo realizar-se-á no Estádio Metalist. A estrutura tem capacidade para receber quase 42 mil espectadores.

O recinto foi inaugurado em 1926, mas desde então foi renovado em quatro ocasiões. Actualmente recebe os jogos do FC Metalist, equipa onde milita o argentino Marco Torsiglieri, ex-jogador do Sporting. É o terceiro classificado da liga ucraniana.

Kharkiv fica na zona leste do país e tem um milhão e meio de habitantes. A Praça da Liberdade é um local emblemático na história da cidade e ponto de passagem obrigatória para qualquer visitante.

Em Junho as temperaturas podem chegar aos 25 graus. Um luxo para um país como a Ucrânia.