É uma viagem ao passado, no caminho do futuro: a Rep. Checa inspira-se na medalha de prata do Mundial de 1934, na qual chegou à final, mas não venceu a Itália. Por isso viaja para o Euro 2012... de comboio. Como fez no Campeonato do Mundo que Benito Mussolini organizou em Itália.

Parece estranho nos tempos que correm, mas a federação checa justifica com o fato de serem apenas 300 quilómetros de distância. Ora numa piscadela de olho a uma das histórias mais brilhantes do futebol da antiga Checoslováquia, a Rep. Checa volta a partir da antiga Estação Wilson, em Praga.

«A seleção vai voltar à velha tradição», disse o presidente da federação checa, Miroslav Pelta. «A equipa nacional da Checoslováquia viajou para o Mundial de 1034 de comboio e regressou com a medalha de prata», resumiu o dirigente, ele que espera que a viagem seja inspiradora.

Nessa época distante, ainda antes da Eslováquia aproveitar a guerra mundial para se separar da R. Checa (depois haveriam de reunificar-se), os checoslovacos saíram da Estação Wilson no dia 21 de maio por entre muita descrição: apenas meia dúzia de jornalistas foi fazer a cobertura da partida.

O regresso, esse, foi triunfante. A Checoslováquia surpreendeu o mundo ao chegar à final (eliminou por exemplo a Alemanha) e ao perder com a Itália apenas no prolongamento. Pelo caminho teve até o melhor marcador da competição: o avançado Oldrich Nejedly, com cinco golos.

Ora o regresso a casa, pelo mesmo caminho, até à mesma estação, foi um desfile triufante. A comitiva foi obrigada a parar em Ceska Kubice, Nyrany, Plzen, Rokycany e Beroun, para receber as congratulações da população, e brindar à medalha de prata com muita cerveja, contam os relatos.

Setenta e oito anos depois, portanto, o selecionador espera viver uma experiência semelhante. Ou pelo menos iluminar o espírito dos jogadores com a primeira grande conquista da seleção checa. «São menos de 300 quilómetros de Praga a Wrocław. É a melhor solução», diz Michal Bílek.

Resta dizer que os jogadores não vão viajar num comboio qualquer. O ministro dos transportes, e a empresa de caminhos de ferro, prepararam um comboio especial de cinco carruagens para a seleção se deslocar em grande estilo. Para os adeptos estão preparados mais cinco comboios: estes normais.