Em termos absolutos, a seleção da Alemanha não perdia um jogo oficial há cerca de dois anos e quatro meses. Foi em junho de 2012 e a seleção que, então, venceu os germânicos foi a Itália nas meias-finais do Europeu da Ucrânia e Polónia.

Neste sábado, em jogo da segunda jornada do Grupo D de qualificação para o Euro 2016, a Alemanha voltou a ser batida. A Polónia ganhou 2-0 impondo a primeira derrota aos germânicos em jogos oficiais (Campeonatos da Europa e do Mundo e respetivas qualificações) depois de 18 partidas.

É difícil ganhar à Alemanha. Todos sabem. Incluindo naqueles os próprios alemães. Uma das reações de Joachim Löw foi a de que alguma vez tem de acontecer... mesmo que não seja um hábito germânico. E, por isso, há que aprender para que não volte a acontecer (tão cedo).




Löw disse isto: «Voltámos a perder numa fase de qualificação 33 jogos depois. Aconteceu. Temos de tirar as ilações.» Simples, direto e exigente. O selecionador da Alemanha passou por cima das fases finais das competições, por mais 33 jogos de qualificação e foi buscar precisamente o último jogo em que a Alemanha perdeu num apuramento: foi há sete anos, em outubro de 2007, em casa frente à Rep. Checa.

A Alemanha não perdia um jogo oficial desde as meias-finais do Euro 2012: superou invicta a fase de qualificação para o Mundial 2014, venceu o torneio e ainda ganhou o primeiro jogo do atual apuramento. Para Löw, as águas estão separadas, as fases finais não entram nas suas contas e a Alemanha estava invicta em fases de apuramento desde a qualificação para para o Mundial 2010, Euro 2012 e Mundial 2014 (mais os dois últimos jogo do apuramento para o Euro 2008 e o primeiro jogo desta qualificação para o Euro 2016).

Independentemente do ponto de vista, a Alemanha foi derrotada neste sábado pela Polónia; uma seleção que nunca tinha vencido os germânicos. Nos seis encontros do histórico entre as duas seleções, o máximo que os polacos tinham conseguido era empatar duas vezes – tendo apenas em conta jogos oficiais.

Este resultado inédito acontece numa altura em que vários jogadores polacos vão deixando as suas marcas no interior do futebol germânico integrando as principais equipas. No jogo deste sábado, inclusive, dos 11 titulares dois jogam na Alemanha: Piszcek no Borussia Dortmund e Lewandowski no Bayern Munique. E foram eles que fizeram as assistências para os golos de Milik er Milna.

Rússia não acerta e Moldávia resiste em Moscovo

A surpresa não se esgotou com a derrota alemã em Varsóvia. Há, pelo menos, mais um jogo onde o resultado final afrontou todas as previsões: a Moldávia obteve um empate fantástico na visita a Moscovo, a cidade que outrora foi a capital deste antigo território da URSS.

Fabio Capello pode ser um dos selecionadores mais bem pagos do planeta, mas a Rússia continua a não convencer. Frente à 105ª seleção do ranking FIFA, mais um desolador empate, o segundo consecutivo na corrida para o Euro2016.

Alexandru Epureanu, defesa central do Istambul BB, foi o herói moldavo nesta visita a Moscovo, ao marcar de cabeça o golo que valeu um ponto. Artem Dzyuba fez, de penálti, o golo russo.

Neste domingo vale a pena também sublinhar a vitória da Espanha. No terreno do Luxemburgo, qualquer outro resultado que não este seria um escândalo, é verdade, mas depois da derrota na Eslováquia a pressão sobre os homens de Vicente Del Bosque deixava tudo em aberto.

David Silva, Paco Alcácer, Diego Costa (finalmente!) e Bernat marcaram os golos espanhóis.

Com grande dificuldade, mas também alguma lógica, a Inglaterra impôs-se em Tallinn sobre a Estónia. Um golo solitário de Wayne Rooney, de livre direto e já com os bálticos reduzidos a dez, valeu os três pontos à seleção dos Três Leões.

Finalmente, uma palavra para a Suécia: sem Ibrahimovic, os escandinavos só marcaram dois golos ao Liechtenstein. O primeiro, por Erkan Zengin, num ressalto afortunado e o segundo, de Jimmy Durmaz, a aproveitar um erro colossal do guarda-redes Cengiz Biçer.

Pode ver neste vídeo o falhanço do homem do Liechtenstein:




Os jogos deste domingo:

GRUPO C:

Ucrânia-Macedónia, 1-0
Bielorrússia-Eslováquia, 1-3
Luxemburgo-Espanha, 0-4

GRUPO E:

Estónia-Inglaterra, 0-1
Lituânia-Eslovénia, 0-2

GRUPO G:

Áustria-Montenegro, 1-0
Rússia-Moldávia, 1-1
Suécia-Liechtenstein, 2-0

TODOS OS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

Os jogos de sábado:

GRUPO D:

Rep. Irlanda-Gibraltar, 7-0
Escócia-Geórgia, 1-0
Polónia-Alemanha, 2-0

GRUPO F:

Roménia-Hungria, 1-1
Finlândia-Grécia, 1-1
Irlanda do Norte-Ilhas Faroe, 2-0

GRUPO I:

Arménia-Sérvia, 1-1
Albânia-Dinamarca, 1-1