*Enviado-especial ao Euro 2016

Eduardo conhece bem a qualidade do futebol croata, que Portugal terá pela frente em Lens, no próximo sábado. O guarda-redes da Seleção Nacional e do Dínamo Zagreb avalia o atual momento da equipa treinada por Ante Cacic, que venceu o Grupo D à frente da Espanha, Turquia e República Checa.

«Reconhecem o nosso talento, sabem o que podemos fazer. A Croácia é uma equipa muito experiente, muitos deles nem jogam no país, mas nos maiores clubes da Europa. Tem enorme talento, alguma juventude e é bastante dinâmica e forte», disse o futebolista, que conhece bastante bem muitas das caras do próximo rival da equipa das quinas: «Quase todos saíram do Dínamo, que tem uma grande escola de formação. É um clube que recruta muitos jovens, e os que tem aqui são jovens com 20 anos, com enorme potencial. Nós também temos grandes jogadores, e estamos focados para o que podemos fazer.»

No que diz respeito ao percurso português, Eduardo não concorda com a ideia de que Portugal tenha estado assim tão mal: «Não foi tanto a falta de qualidade, foi mais a falta de eficácia. Se tivéssemos concretizado as oportunidades que criámos as coisas seriam diferentes. Temos praticado um bom futebol, e continuamos confiantes.»

Tal como Fernando Santos, o guarda-redes também já disse à família para só contarem com ele depois de dia 11, data da final do Euro 2016: «Nós todos avisámos as nossas famílias, não foi só o selecionador. Estamos confiantes.»

Sobre o seu futuro, Eduardo pouco acrescentou. «Tenho contrato por mais uma época com o Dínamo, não faz sentido falar de transferência. Não tenho conhecimento de qualquer situação exterior ao Dínamo. Vou regressar no final do Campeonato da Europa e logo no dia 13 temos o primeiro jogo de apuramento para a Liga dos Campeões. Vou sair da final para lá», concluiu.