Foto: FPF

O guarda-redes Bebé, um dos mais experientes futsalistas presentes em Belgrado, vai participar na terceira fase final de um Campeonato da Europa, depois das edições Hungria-2010 e Croácia-2012.

Em declarações ao site da Federação, Bebé confirmou o aparecimento do nervoso miudinho. «Já se começa a sentir o ambiente de uma competição tão grande. Existe já uma certa ansiedade positiva. Todos querem que o Europeu comece rapidamente porque é por isso que nós ansiamos: entrar em campo, começar a jogar e disfrutar desta grande competição.»

«Das duas participações que tive em Europeus ficou a ideia de que poderíamos ter feito um pouco mais, independentemente de em 2010 termos chegado à final. Senti que durante essa final com a Espanha, quando estávamos a jogar de cinco-para-quatro, poderíamos ter empatado o encontro. No último Europeu em que participei, na Croácia, no qual perdemos com a Itália nos quartos de final, o sentimento foi muito parecido: um resultado injusto para aquilo que fizemos. Espero que neste Europeu esse tipo de sentimento não exista», disse.

Bebé considera ainda que o trabalho em Rio Maior «foi excelente».  E acrescenta: «Melhor não seria possível. Tivemos dois jogos muito competitivos e com um cariz de Europeu. No primeiro jogo estivemos muito bem, mas cometemos dois ou três erros que nos foram fatais. Na segunda partida já conseguimos corrigir esses erros. A preparação foi perfeita, ideal. Agora é entrar dentro de campo e tentar fazer aquilo para que nos preparámos tanto nos jogos como nos treinos.»

Uma ideia que parece comum a todos os jogadores presentes é de que o coletivo prevalecerá sempre em relação ao individual. «O que quero é ajudar Portugal em tudo o que os treinadores sentirem que posso ser útil. É claro que quero jogar, todos queremos jogar. Mas o objetivo comum está completamente acima do individual. Queremos chegar o mais longe possível e fazer melhor do que no último Europeu», concluiu.