A Itália é a primeira equipa apurada para as meias-finais do Campeonato da Europa de sub-21, depois de ter goleado a seleção anftriã, Israel, na 2ª jornada do Grupo A (4-0).

Saponara inaugurou o marcador aos 18 minutos, após assistência de Immobile. A seleção da casa ficou reduzida a dez elementos aos 37 minutos, após expulsão de Golasa, por entrada perigosa.

A Itália perdeu depois Insigne, uma das suas principais figuras, devido a lesão (40m), mas ainda assim embalou para uma vitória gorda. Gabbiadini aumentou a vantagem ainda antes do intervalo, com um belo remate de fora da área (42m), e bisou no início do segundo tempo, de livre direto (53m).

Florenzi fechou as contas ao minuto 71.

Com seis pontos em dois jogos, a Itália está já apurada para as meias-finais. Resta saber apenas se na condição de vencedora do Grupo A ou como segunda classificada, na eventualidade de perder com a Noruega na última jornada.

Israel ainda tem hipóteses matemáticas de chegar às meias-finais, mas o cenário é difícil: tem de vencer a Inglaterra na última jornada e esperar também que a Itália derrote a Noruega, sendo que entre uma coisa e outra tem de recuperar na diferença de golos, uma vez que nesta altura tem uma desvantagem de seis tentos. A Inglaterra está eliminada, depois da derrota deste sábado.