A UEFA anunciou que vai proibir o consumo, a venda e a promoção de tabaco no perímetro de todos os estádios que vão receber o Euro 2012, a disputar entre 8 de Junho e 1 de Julho na Polónia e na Ucrânia. «Esta regulamentação será aplicada sem excepção em todos os espaços dentro do perímetro dos estádios, tanto dentro como fora», garante o organismo.

«Um Euro 2012 livre de tabaco trata-se de respeitar a saúde dos espectadores e de todas as outras pessoas envolvidas no torneio. Defendemos os padrões mais elevados de saúde, segurança e conforto no nosso torneio de referência, sendo que o tabaco não se coaduna com eles», justificou Michel Platini, presidente da UEFA.

Esta medida foi desenvolvida e conta com a colaboração da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Associação Mundial do Coração (WHF), da Rede Europeia de Estádios Saudáveis e dos comités organizadores dos dois país onde se disputará a competição, tendo já merecido elogios da Comissão Europeia.

Esta proibição não é novidade nos estádios de futebol. Em Espanha, por exemplo, o Barcelona decidiu em Assembleia Geral a interdição de tabaco nas instalações do Camp Nou que acontecerá já a partir do próximo mês.