Na semana mais importante que tem pela frente desde que está em Portugal, Co Adriaanse quis rodear-se dos melhores amigos. Por isso convidou-se meia-dúzia de pessoas do círculo de amizades mais antigas, todas elas holandesas, para o virem visitar ao Porto. Um deles é Willem Zeijlmans, antigo assessor de imprensa do AZ Alkmaar. «Ele convidou-nos e nós viemos», disse Zeijlmans ao Maisfutebol. «Com o maior dos prazeres. Ate porque é para isso que servem os amigos».
O grupo esteve ontem a ver o F.C. Porto frente ao Gil Vicente, no estádio do Dragão, esteve esta manhã no treino do plantel azul e branco no Centro de Treinos de Gaia, regressa quarta-feira à Holanda e volta a viajar para Portugal na sexta para estar no dia seguinte em Alvalade a acompanhar o clássico que pode decidir o título. «Talvez ele nos tenha convidado para o apoiarmos nesta semana, talvez seja isso, mas com sinceridade não sei porque nem lhe perguntei isso. Vim sem querer saber mais nada».
«Ele não mudou nada por causa das críticas», diz Willem Zeijlmans
O antigo assessor de imprensa do AZ Alkmaar diz que o grupo está em Portugal «para aproveitar o bom tempo», tanto que se instalou num hotel à beira da praia, «para se divertir e para apoiar Co Adriaanse». «Somos todos amigos dele e estamos por perto sempre que ele nos convide», acrescentou. Do contacto com o treinador percebeu que ele continua a mesma pessoa. «Temos falado muito por telefone, hoje estivemos com ele no relvado e deu para confirmar que ele não mudou nada. Continua a mesma pessoa que era no AZ Alkmaar e que sempre foi na Holanda. Sabemos que em Portugal tem sido muito questionado, mas as críticas não o mudaram».
Ora também por isso é que Willem Zeijlmans garante que Co Adriaanse está a encarar com enorme tranquilidade esta semana decisiva na luta pelo título. «Ele está calmo, muito calmo», revela. «Em primeiro nunca foi pessoa de ficar nervoso ou ansioso com um jogo importante, já tem muita experiência. E depois porque sabe que tem dois pontos de avanço que lhe dá um grande conforto para o jogo com o Sporting». Pelo que deu para perceber da conversa com Zeijlmans, o treinador holandês nem olha para este jogo como o clássico do título. «Ele sabe que depois do Sporting ainda há mais quatro jogos e muitos pontos em disputa».