É tempo de festa no seio do F.C. Porto e essa festa tem ainda mais sabor para os 16 atletas que hoje inscrevem, pela primeira vez, o seu nome na história de vitórias do clube. E se para Helton, Marek Cech, Lucho González e Diego não é uma sensação totalmente nova, para todos os outros é uma estreia que, seguramente, nunca mais vão esquecer.
No F.C. Porto convive o jogador com mais títulos a nível mundial ainda no activo, Vítor Baía, e os mais recentes campeões nacionais. Aqueles para quem a consagração de hoje, em Penafiel, representa o primeiro verdadeiro sucesso a nível profissional ou, simplesmente, o primeiro momento de glória em terras portuguesas.
É o caso de Helton, Cech, Lucho e Diego. O guarda-redes sagrou-se campeão brasileiro em 2000 ao serviço do Vasco da Gama, estatuto que o seu compatriota Diego também atingiu dois anos depois com a camisola do Santos. Já Marek Cech conquista agora o seu terceiro título, em três campeonatos distintos, depois do sucesso obtido no Inter de Bratislava, Eslováquia, e Sparta de Praga, Rep. Checa. Também Lucho faz agora o «tri», ele que se sagrou campeão no Torneio de Clausura da Argentina em 2003 e 2004 com as cores do River Plate.
Para os restantes 12, a festa de hoje é uma novidade absoluta, independentemente de terem sido peças fundamentais na estratégia de Co Adriaanse ou apenas utilizados a espaços. Entre os primeiros destaque óbvio para Pepe, Raúl Meireles, Paulo Assunção, Jorginho, Adriano e Lisandro Lopez, presenças regulares na equipa e decisivos em momentos importantes da época. Por outro lado, Ibson e Diego eram jogadores-chave do F.C. Porto 2004/05, época em que os dragões venceram a Taça Intercontinental, tendo perdido o fulgor e a regularidade na temporada em que vão conquistar o principal título nacional.
Dois à espera de uma oportunidade
Existem ainda dois elementos do plantel à espera de uma oportunidade para envergarem o escudo, sendo de prever que o guarda-redes Paulo Ribeiro e o extremo Hélder Barbosa possam alinhar alguns minutos para se sagrarem também campeões. Bruno Moraes não deve ter oportunidade de alinhar esta época, devido a lesão, mas o avançado brasileiro já conquistou o título em 2003/04, na última temporada de José Mourinho à frente dos dragões.
Os novos 16 campeões de Portugal:
Helton
Sonkaya
Pepe
Bruno Alves
Marek Cech
Raúl Meireles
Ibson
Paulo Assunção
Diego
Lucho González
Jorginho
Ivanildo
Alan
Anderson
Adriano
Lisandro Lopez