Jesualdo Ferreira deverá recorrer à lista B para completar a convocatória para a recepção ao Atlético de Madrid, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com cinco lesões e dois elementos excluídos por opção, o treinador do F.C. Porto tem apenas 18 jogadores do plantel sénior disponíveis. Três deles são guarda-redes.
Fernando é a principal baixa, por castigo. Os jovens Miguel Lopes e Orlando Sá continuam a recuperar lentamente das respectivas lesões. Varela e Cristian Rodriguez falharam o clássico com o Sporting e, nesta segunda-feira, voltaram a realizar tratamento. Sem pisar o relvado, a dois dias do jogo com a formação espanhola, os dois extremos acalentam escassas esperanças de recuperação atempada.
Face às restrições do regulamento da Liga dos Campeões, Jesualdo Ferreira teve de prescindir de dois jogadores do plantel. Nuno André Coelho e Prediger não foram inscritos na competição. Assim, nesta altura, sobram 18 elementos disponíveis.
O técnico portista não deve optar pela convocação dos três guarda-redes (Hélton, Nuno e Beto), preenchendo a vaga em aberto com um nome da lista B apresentada pelos dragões: David, Alex, Dias, Amorim e Claro. Ora, no treino desta segunda-feira, estiveram três juniores, mas apenas um deles reúne condições para ser convocado. Dias, claro está.
Ricardo Jorge dos Santos Dias tem 18 anos e nasceu em Aveiro, a 25 de Fevereiro de 1991. É internacional sub-19 por Portugal e joga precisamente como médio defensivo, posição desfalcada com o castigo de Fernando e o afastamento de Prediger por restrições regulamentares. Salvo alterações de última hora, está encontrado o jovem que irá sentar-se no banco no Estádio do Dragão, nesta quarta-feira.
Lista dos disponíveis:
Guarda-redes: Hélton, Nuno e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Maicon, Bruno Alves e Alvaro Pereira;
Médios: Raul Meireles, Tomás Costa, Guarín, Valeri e Belluschi;
Avançados: Mariano González, Hulk, Falcao e Farías;
Lista B: David, Alex, Dias, Amorim e Claro.