O Pontevedra, da II Divisão B de Espanha, comprou o passe de Sérgio Organista, médio que pertencia aos quadros do F.C. Porto. O jogador, que convenceu os responsáveis do clube durante o período de empréstimo, na última época, assinou um contrato válido por três temporadas. Aos 21 anos, Sérgio Organista quebra a ligação de uma década com os dragões. Na hora da despedida definitiva, garante levar «o F.C. Porto no coração», admitindo que esperou sempre por uma oportunidade que nunca chegou.
«É óbvio que esperava mais oportunidades, mas não saio com mágoa. Com idade de júnior, já estava a jogar na equipa B, portanto é natural que tivesse sempre esperado por uma chamada para a equipa principal. Isso não aconteceu, paciência, mas levo o F.C. Porto na coração, pois representei este clube durante 10 anos», explica o médio defensivo, ao Maisfutebol.
Sérgio Organista, irmão de Miguelito (Nacional), mostra-se satisfeito com a possibilidade de continuar no Pontevedra, equipa que falhou o acesso ao segundo escalão espanhol. Igor, Yuri e Charles, três luso-brasileiros, servem de companhia, enquanto Tinaia discute ainda a sua continuidade. «A presença deles é positiva, também estou perto de casa e o clube tem excelentes condições. Sobretudo, paga a horas, algo que não acontece em Portugal, como constatei quando estive no Santa Clara. Deixo com pena o F.C. Porto mas continuo em Espanha, que tem a maior Liga do Mundo», conclui.
Leandro continua ausente dos treinos do Cruzeiro
No Brasil, o lateral esquerdo Leandro continua ausente dos treinos do Cruzeiro. O jogador, cedido pelo F.C. Porto, debate-se ainda com uma lesão muscular na coxa contraída em Portugal, tendo decidido procurar ajuda fora do clube de Belo Horizonte. O seu empresário, Léo Rabello, apresentou nesta quarta-feira uma justificação aos responsáveis do Cruzeiro, falando em problemas pessoais que também afectam o jogador.
Leandro foi emprestado, em Setembro de 2005, ao clube brasileiro, por duas temporadas. Chegou ao Cruzeiro em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda, mas poucos jogos depois sofreu uma recaída, realidade que se vem arrastando até esta altura. Recentemente, o emblema de Belo Horizonte aproveitou a viagem a Portugal, quando selou a transferência de Adriano, para sensabilizar os dirigentes do F.C. Porto para esta realidade, procurando uma renegociação do contrato de cedência, sem sucesso.
Indefinição nas camadas jovens e captações
Com a extinção da equipa B do F.C. Porto, alguns treinadores ficaram sem colocação, contribuindo para a indefinição que paira sobre a estrutura técnica nas camadas jovens, tendo em vista a próxima temporada. Com algumas fases finais ainda a decorrer, os responsáveis do clube portista preparam o novo organigrama, que permita encaixar nomes como Paulinho Santos, Bandeirinha ou Silvino, que trabalhavam na formação secundária. Aloísio Alves abandona o F.C. Porto.
Entretanto, os dragões promovem, entre 30 de Junho e 2 de Julho, captações para as categorias mais jovens: Escolas (1996/97/98), Infantis (1994/95) e Iniciados (1993/92). Os treinos de captação dos Iniciados serão realizados no Campo do Padroense, enquanto o Campo da Constituição acolherá as sessões de Escolas e Infantis. Os horários dos treinos estão disponíveis no «site» oficial do F.C. Porto.