F.C. Porto e Sp. Braga voltam a encontrar-se no próximo domingo no Dragão, pouco mais de seis meses depois da final da Liga Europa, em Dublin. Um jogo que marcou um final de ciclo para os dois clubes, mas a verdade é que pouco mudou no habitual onze dos portistas, enquanto no dos minhotos a «revolução» registou-se apenas do meio-campo para trás. Entre a continuidade apregoada por Vítor Pereira e a rotura anunciada por Leonardo Jardim, não se registaram grandes convulsões.

A equipa-base de Vítor Pereira é praticamente a mesma que herdou de André Villas-Boas, registando-se, essencialmente, a troca de Falcao por Kléber. De resto, tudo na mesma, com James Rodríguez a ganhar um pouco de ascendente sobre Varela no lado esquerdo do ataque. Helton é totalista na baliza, tal como Rolando no eixo defensivo. Sapunaru, Otamendi e Alvaro Pereira têm tido uma temporada marcada por lesões, mas, em boas condições físicas, mantêm o estatuto de titulares.

No meio-campo, Guarín, Fernando e Moutinho, os titulares de Dublin, continuam intocáveis, com Defour e Bellushi a entrarem na equipa a espaços. A maior diferença é no ataque. O F.C. Porto foi buscar Kléber, mas a verdade é que se tem notado a ausência de Falcao entre Hulk e Varela. O próprio Varela tem estado intermitente e James é cada vez mais dono do lado esquerdo.

Braga mudou mais, mas só atrás

Do lado dos minhotos, as mudanças mais significativas, como Domingos fez questão de destacar recentemente, são no sector mais recuado. A começar pelo guarda-redes, com a saída de Artur para a Luz a abrir espaço para Quim. O quarteto defensivo foi totalmente reestruturado, ficando apenas Elderson que, na final de Dublin, nem foi titular. Saíram Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez e Sílvio, chegaram Wanderson Baiano, Ewerton e Paulo Vinicius.

À frente dos centrais, também saiu Vandinho, rendido por Djamal, médio líbio contratado ao Beira-Mar. De resto, tudo igual. Mossoró joga agora um pouco mais recuado, com Hugo Viana, Alan e Lima continuam indiscutíveis no ataque, enquanto Paulo César perdeu o lugar para Hélder Barbosa. Nuno Gomes, com nove jogos (4 titular e 5 como suplente) vai procurando o seu espaço no onze de Jardim.

O que mudou no F.C. Porto desde Dublin



Helton: continua titular (10 jogos).

Sapunaru: ainda está no plantel, mas devido a lesões, tem menos jogos do que Fucile (7). No último jogo, para a Champions, jogou Maicon no lado direito (5 jogos)

Rolando: continua titular (10 jogos)

Otamendi: continua titular, mas esteve lesionado (4 jogos)

Alvaro Pereira: continua titular (7 jogos)

Guarín: continua titular (7 jogos)

Fernando: continua titular (6 jogos)

João Moutinho: continua (10 jogos)

Hulk: continua titular (9 jogos)

Falcao: saiu para o Atlético Madrid. O F.C. Porto contratou Kléber (9 jogos) para o seu lugar. No último jogo, frente ao Shakthar, Vítor Pereira testou Djalma.

Varela: continua no F.C. Porto (7 jogos), mas tem alternado com James Rodríguez (6 jogos).

O que mudou no Sp. Braga desde Dublin

Artur: foi para o Benfica, o titular agora é Quim (9 jogos)

Miguel Garcia: foi para a Turquia, para o Orduspor. O titular agora é Wanderson Baiano (10 jogos)

Paulão: foi para França, para o St. Étienne. O titular agora é Ewerton (8 jogos)

Alberto Rodríguez: saiu para o Sporting. O titular agora é Paulo Vinicius (10 jogos)

Sílvio: saiu para o At. Madrid. O titular agora é Elderson (7 jogos)

Custódio: continua, mas está lesionado. Tem jogado Mossoró (9 jogos)

Vandinho: foi para o Al-Sharjah. O titular agora é Djamal (10 jogos)

Hugo Viana: continua titular (9 jogos)

Alan: continua titular (10 jogos)

Lima: continua titular (10 jogos)

Paulo César: continua, mas como suplente (3 jogos). O titular agora é Hélder Barbosa (9).