O F.C. Porto prepara a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/09, com uma recepção ao Fenerbahçe de Luís Aragonés. Com 70 anos, o treinador procura a primeira experiência fora de Espanha, depois do sucesso tardio na fase final do Campeonato da Europa de 2008. Aliás, observando o Grupo G da Champions, encontra-se um quarteto de treinadores com nome, peso e idade, com mais um ponto em comum: nenhum deles triunfou na Liga dos Campeões.
Luís Aragonés (70 anos) é o veterano do grupo, numa média de idades que supera todas as outras na prova. Privilegiou o sucesso em Espanha, onde conquistou vários títulos, com o At. Madrid e o Barcelona. Agora, depois de atingir um dos objectivos de sempre, símbolo do patriotismo máximo, persegue o reconhecimento nas competições europeias de clubes. A aventura começa no Estádio do Dragão.
O treinador do Fenerbahçe já venceu uma Taça Internacional em 1974, com o Atlético de Madrid, mas foi apenas finalista da Taça dos Campeões Europeus. O vencedor, Bayern de Munique, recusou disputar a prova, abrindo caminho para o embate entre os espanhóis e o Independiente, da Argentina.
Rostos fechados
Aragonés, Wenger, Jesualdo e Semin partilham o rosto fechado, a predominância de um estilo meticuloso, caindo facilmente na definição de um professor. Wenger, o mais novo do quarteto (58 anos), apresenta o melhor currículo como treinador de clubes de topo, mas já sofreu dois rombos de peso. Finalista vencido da Liga dos Campeões e da Taça UEFA. Será desta?
Aos 62 anos, Jesualdo Ferreira procura reforçar a eficácia em competições curtas, a eliminar. Com o F.C. Porto, provou o seu valor em provas de regularidade, vencendo duas Ligas portuguesas. Agora, os adeptos esperam algo mais no exterior. Contudo, importa olhar para a concorrência.
Luís Aragonés (Fenerbahçe), Arsène Wenger (Arsenal) e mesmo Yuri Semin (D. Kiev) já têm experiência prolongada em clubes de topo. Começaram por cima e ficaram por lá. Jesualdo Ferreira está a solidificar a sua posição nesta altura. Semin, conhecido pelo seu trabalho no Lokomotiv de Moscovo, onde chegou a ser presidente, conquistou o seu espaço na Rússia mas ainda não brilhou na Europa. Chegou por duas vezes às meias-finais da Taça das Taças. Ainda assim, concorrência de peso.
Fenerbahçe - Luís Aragonés (70 anos)
- Conquistou uma Liga, quatro Taças do Rei e uma Supertaça de Espanha, com o Atlético de Madrid e o Barcelona.
- Venceu o Euro2008 com a selecção de Espanha
F.C. Porto - Jesualdo Ferreira (62 anos)
- Duas Ligas portuguesas no F.C. Porto
D. Kiev - Yuri Semin (61 anos)
- Dois campeonatos da Rússia, uma Taça da Rússia com o Lokomotiv de Moscovo
Arsenal - Arsène Wenger (58 anos)
- Venceu a Liga de França e a Taça no Mónaco
- Venceu a Supertaça e a Taça Imperador no Japão com o Nagoya Grampus
- Conquistou três Premier Leagues, quatro Taças de Inglaterra e quatro Community Shields