Muitos episódios, reviravoltas e revelações depois, Walter chegou à cidade do Porto. O avançado do Internacional vai mesmo ser jogador dos dragões, após o seu passe ter sido trespassado por 3,7 milhões de euros. Durante este sábado, o empresário Teodoro Fonseca reúne-se com a SAD azul e branca para finalizar este processo moroso e intrincado.

Se nada de surpreendente acontecer nas próximas horas, André Villas Boas junta um atleta poderoso e determinado às opções de ataque já existentes: Falcao e Farías. Walter deverá efectuar ainda este sábado exames médicos e poderá ser apresentado aos sócios durante o jogo com o Ajax, aprazado para domingo no Estádio do Dragão.

Depois de Kieszek, Sereno, João Moutinho, Souza, James Rodríguez e Emídio Rafael, aí está o sétimo reforço do F.C. Porto versão 2010/11.

Walter, um talento em bruto numa longa novela

Walter é «um ser humano especial»

O enquadramento familiar e social de Walter potencia o desequilíbrio comportamental do atleta. Essa será uma das principais tarefas da direcção e equipa técnica do F.C. Porto: amparar e consolidar a vertente emocional de Walter.

Francisco Noveletto, presidente da federação gaúcha e velho amigo do novo dragão, explicou ao Maisfutebol o quão sensível é a estrutura de Walter.

«Ele lê e escreve muito mal. Não é analfabeto, mas quase. Sei que no Porto ele vai ter aulas privadas, também para se formar como homem. Ele nunca teve ninguém a orientá-lo, até há alguns meses. Agora gasta menos dinheiro e espero que tenha posto a cabeça no lugar», refere Francisco Noveletto.

«Ele tem uma mãe e irmãos para ajudar. É um rapaz de bom coração, apesar de alguns comportamentos menos próprios. Acredito que as pessoas do F.C. Porto compreendam que o Walter é um ser humano especial.»

[notícia actualizada]

Algumas imagens de Walter: