André Villas-Boas teve muitas baixas no primeiro dia de trabalho depois da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira. Os dragões já preparam a deslocação à Figueira da Foz, da primeira jornada do campeonato, marcada para o próximo sábado, mas os compromissos das selecções impediram cinco jogadores de marcar presença no apronto.

Alvaro Pereira, Christian Rodriguez e Fucile (que, entretanto, foi dado como inapto) juntaram-se à comitiva da selecção uruguaia que vai enfrentar a formação de Angola, em Lisboa, em encontro de carácter particular. Já Castro e Ukra partiram com a equipa de sub-21 portuguesa para a Lituânia para jogarem mais um compromisso de qualificação para o campeonato da Europa da categoria.

Para além dos internacionais, também o brasileiro Walter esteve ausente do apronto, dispensado para tratar de assuntos pessoais. Tomás Costa foi outra das ausências nos 15 minutos abertos à comunicação social, mas o clube não apresentou qualquer justificação. Recorde-se que o jogador não entra nos planos de André Villas-Boas para nova temporada e tem o Brescia interessado nos seus serviços.

Para suprir as ausências, o técnico portista chamou seis jovens da formação. Sérgio Oliveira encabeçou uma lista que contou, ainda, com Samir, Tiago Ferreira, Romário, Fábio Nunes e Pipo.

No que diz respeito ao boletim clínico, Sapunaru, que saiu lesionado do jogo da Supertaça, fez treino condicionado. Ruben Micael desenvolveu treino integrado condicionado e Mariano Gonzalez continuou com o seu programa de tratamento e ginásio.

Esta terça-feira o F.C. Porto volta a trabalhar pelas 10 horas, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social.