O primeiro treino do ano teve porta aberta e cerca de dez mil adeptos nas bancadas do Estádio do Dragão para receber Ricardo Quaresma, a cara nova para 2014. O regresso do extremo foi saudado pelos seguidores do clube azul e branco.

O internacional português entrou no relvado ao lado de Silvestre Varela,  poucos minutos depois das 15 horas. Antes da sessão, os capitães Helton e Lucho falaram ao Porto Canal e desejaram que Quaresma possa ser tão importante como na primeira passagem pelo clube. 

A chuva não deu descanso mas, ainda assim, os adeptos do FC Porto não quiseram perder uma oportunidade única. Durante cerca de 60 minutos, houve entusiasmo em torno de um treino da equipa principal. Os adeptos gostariam de ter mais sessões como esta, certamente. 

A equipa de Paulo Fonseca está a preparar com embate com o Atlético, para a Taça de Portugal. O treinador pode ficar privado de Juan Quintero. O jovem colombiano foi ausência notada no relvado. Pouco depois do início da sessão, surgiu junto à linha lateral e em fato de treino. Quintero tem uma entorse no tornozelo esquerdo.

Ghilas, por seu turno, ficou entregue ao departamento médico após um choque durante o treino. O avançado argelino sofreu uma contusão no joelho esquerdo e regressou aos balneários. Izmailov e Fucile continuam ausentes.

Ricardo Quaresma, de qualquer forma, concentrava atenções. Pinto da Costa marcou presença e explicou a chegada do extremo:« Veio porque o treinador entendeu que necessitava de mais um extremo e a sua prioridade recaiu no Ricardo Quaresma. Não foi fácil. Ele já fez exames médicos e tem treinado porque passou por uma longa paragem. Vai ter dificuldades iniciais, mas já estão a ser minoradas pelo que tem trabalhado».

O internacional português apresentou-se com o peso ideal, faltando o necessário ritmo competitivo. Durante a sessão, deu nas vistas com os habituais toques de habilidade, provando que quem sabe não esquece. Ainda assim, Alex Sandro foi o seu marcador direto e não lhe deu grandes espaços. Um duelo interessante.

Rafa, lateral esquerdo dos sub-19, foi chamado por Paulo Fonseca para a sessão. Alguns jogadores utilizaram câmaras GoPro durante o treino. Uma iniciativa inédita que permitiu a recolha de imagens interessantes, por certo.

«Desejo voltar a ser feliz»

Depois do indispensável aquecimento, o treinador do FC Porto promoveu um exercício de circulação de bola, seguido pela tradicional peladinha. Durante a mesma, Paulo Fonseca chegou a dialogar com Ricardo Quaresma, puxando pelo extremo. Algo que continuará a fazer daqui para a frente.

«Estou muito satisfeito com a chegada do Ricardo. Noto grande entusiasmo e motivação da parte dele. Espero que possa evoluir, já que esteve parado, para poder dar contributo à equipa. O Ricardo tem capacidade para mexer com os adeptos, espero que nos jogos também os possa entusiasmar com grandes prestações, golos e ajuda à equipa», disse o técnico ao Porto Canal.

Quaresma sente-se feliz pelo regresso ao Dragão: «Estou feliz por regressar a casa. Desde que falei com o presidente que recuperei a alegria. Estando feliz, não tenho receio de nada.»

Com o reforço como atração principal, os adeptos do FC Porto aplaudiram ainda o primeiro golo de 2014. Danilo apontou o tento solitário da sessão de trabalho, após passe de Herrera. Pelo meio, surgiu a tal lesão de Ghilas, em choque com Otamendi. 

Pinto da Costa assistiu a tudo a partir da Tribuna VIP, que esteve aberta para o presidente e para os adeptos que visitaram o Museu do clube durante o dia. 

O treino acabou com uma mensagem de Helton, em nome do grupo, para os presentes. O guarda-redes agradeceu o apoio e deixou um desejo: «Continuem a apoiar para que no futuro possamos festejar juntos».

A título de curiosidade, aqui ficam os onzes utilizados por Paulo Fonseca na sessão de trabalho:

Helton/Kadu; Ricardo, Otamendi, Reyes e Alex Sandro; Defour e Lucho; Varela, Josué e Kelvin; Jackson.

Fabiano/Bolat; Danilo, Maicon, Mangala e Rafa; Fernando e Herrera; Quaresma, Carlos Eduardo e Licá; Ghilas.