O FC Porto formalizou em comunicado enviado à CMVM o acordo para a transferência de Steven Defour para o Anderlecht, por seis milhões de euros.

Recorde-se que esse foi o montante pago pelos dragões em agosto de 2011, quando contrataram o jogador ao St. Liège. Entretanto, em dezembro desse ano, o FC Porto alineou 33,33% dos direitos económicos à Doyen Sports, a troco de 2,35 milhões de euros. Na mesma altura, atribuiu « 10% da receita líquida de uma eventual  transferência à sociedade Robi Plus.»

Ou seja, a este valor global da transferência será preciso retirar as percentagem detidas por outras entidades. Assim, Defour sai com ligeiro prejuízo para os azuis e brancos mas ainda pode gerar um pequeno lucro, face à anunciada «remuneração variável».

Leia o comunicado:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Royal Sporting Club Anderlecht para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Steven Defour, pelo valor de 6.000.000 € (seis milhões de euros). 

Mais se informa que este acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os 6.500.000 € (seis milhões e quinhentos mil euros).»

Entretanto, o jogador já está na Bélgica e vestirá a camisola 16 do Anderlecht, Segue-se uma conferência de imprensa para a apresentação de Defour no seu novo clube.


[artigo atualizado]