A conferência de imprensa de Julen Lopetegui em Basileia teve momentos que chegaram a arrancar alguns risos dos jornalistas suíços. Sobretudo quando Lopetegui amuou.
 
O treinador não gostou de ouvir um jornalista português perguntar-lhe se, com um pouco mais de criatividade no último terço, a equipa não teria conseguido vencer.
 
«Mais quê? Criatividade? Bem, vou pensar um bocadinho e depois respondo», disse.
 
«Os detalhes? Foram importantes, sim, os detalhes. Muito importantes.»
 
O treinador limitou-se a responder em frases curtas e ouviram-se risos na sala.
 
Mas não foi tudo: pouco depois outro jornalista português perguntou-lhe se não sentia que alguns jogadores estiveram uns furos abaixo do que podem fazer.
 
Lopetegui respirou fundo e disse o que pensava, por fim.
 
«Dei quatro entrevistas antes de vir aqui e os únicos que não destacaram a boa exibição do FC Porto, que rematou quinze vezes à baliza, contra uma equipa que marcou num único remate que fez, foram os jornalistas que falam português», referiu.
 
«Em todas as outras línguas, disseram-me que o FC Porto fez um grande jogo, como eu creio que fizemos.»
 
«Isso não significa que estamos qualificados. Ainda nos falta o mais difícil. Mas é certo que a equipa teve personalidade, capacidade de reação e espírito de sacrifício num jogo dos oitavos de final da Champions e num campo muito difícil.»
 
«Não sei se vocês são capazes de valorizar o Basileia, o que é o Basileia... Se calhar não. É com isso que nós ficamos, com a excelente reação que tivemos», acrescentou.
 
«Fizemos uma bom jogo, rapazes. Se é suficiente? Não, ainda nos falta a segunda parte da eliminatória. Mas fizemos um bom jogo.»