Nas últimas quatro épocas, o FC Porto visitou o Estádio da Luz na fase final do campeonato. No entanto, este ano, os dragões jogam no reduto do Benfica (17h30) à sétima jornada. Conceição não rotula o encontro de «decisivo», mas ao mesmo tempo, não escondeu a importância de triunfar.

«Desde já aproveito para felicitar as equipas portuguesas. Foi uma jornada europeia positiva para Portugal. FC Porto, Benfica e Sporting venceram, o que é bom para o futebol português. Perguntaram-me se queria jogar à porta fechada. Mesmo jogando em casa de um rival forte, prefiro jogar com o estádio cheio. Jogar estes Clássicos, jogar jogos da Liga dos Campeões... é sempre bom. É importante pelos três pontos que ganhamos e não deixamos o adversário ganhar. Obviamente que não é decisivo. O campeonato é uma prova de regularidade, as equipas têm de manter um nível alto no campeonato. Qualquer deslize, há sempre quatro ou cinco equipas muito juntas. É importante, vale por três pontos e por ser frente a um um candidato direto. Ganhar em casa de um rival tem o seu impacto, mas um impacto momentâneo, tanto de forma positiva como de forma negativa. Não vale a pena ganharmos em casa do Benfica e perdermos em nossa casa a seguir. O confronto direto é importante no desenrolar do campeonato. O ano passado, por exemplo, tivemos bons desempenhos frente a Benfica e Sporting, mas neste momento o jogo não é decisivo», explicou.

Pela primeira vez desde a temporada 2010/11, os dragões vão à Luz à frente do eterno rival. Esse facto não retira responsabilidade nem pressão aos azuis e brancos, de acordo com o seu técnico.

«A pressão é sempre a mesma. Representamos um clube histórico, que, principalmente, nos últimos 36 anos, tem ganho muitas vezes. Estranho foi não ter ganho nos últimos quatro anos antes de eu chegar aqui. Temos responsabilidade de dar resposta positiva, independentemente da classificação. Temos carga em cima de nós e é uma boa carga, um bom peso», atirou.

Benfica, terceiro classificado da Liga, e FC Porto, segundo, defrontam-se este domingo, às 17h30, no estádio da Luz.