90 minutos, mais descontos, a entoar cânticos de Natal. Será assim, pelo décimo ano consecutivo, no próximo domingo. O Stadion An der Alten Förstere (Estádio da Floresta Velha) não tem jogo de futebol, mas a lotação vai esgotar.
Tudo em nome da paixão pelo FC Union Berlin. Dedicação comovente, comunhão absoluta, louvor a uma tradição cada vez mais séria. Começou em 2003 com 89 pessoas. Em 2011 estiveram 17 mil nas bancadas. Este ano são esperadas «mais de 20 mil».
Oskar Kauche, dirigente do Union, explica ao Maisfutebol como tudo se processará. «Os adeptos juntam-se no exterior do estádio e cada um recebe uma vela e um livro com todas as músicas que iremos cantar. Há um maestro a conduzir a cerimónia e durante uma hora e meia faz-se magia no nosso estádio».
Os vídeos de edições passadas confirmam as palavras de Herr Kauche. A escuridão rigorosa do inverno travada por luzes trémulas e incandescentes, o silêncio da região ocupado por gargantas apaixonadas e afinadas.
Dádiva de sangue, gritos contra o Muro: «Um clube diferente é isto»
«A cerimónia começa às 19 horas, mas este ano esperamos uma enchente, por isso é melhor todos virem mais cedo. Faremos um pequeno intervalo, como num jogo de futebol, e teremos Glühwein (vinho quente) para ajudar a esquecer o frio».
Ajudará e muito, certamente. Mas como é que tudo começou? Quem se lembrou de criar esta iniciativa e fazer dela um evento noticiado pelos quatro cantos da Europa? Oskar Kauche responde.
«Torsten Eisenbeiser, um adepto nosso, estava farto de perder jogos e de chegar a casa chateado. Antes do Natal, em 2003, falou com alguns amigos e apareceram todos no estádio a cantar e a encorajar a equipa de futebol. Tudo partiu daí, até chegar à dimensão que agora conhecemos».
Fãs, dirigentes, funcionários, futebolistas. Todos comparecem e cantam até que a voz lhes doa. «Esta é a prova de que o Union é um clube especial», sublinha Oskar Kauche.
Mesmo os adeptos do arqui-rival Hertha são bem-vindos. Domingo só há lugar para o espírito natalício. «É verdade, é mesmo assim. Ninguém sai do estádio a gozar com o adversário. Ganhamos todos e ganha o nosso Natal».
Imagens dos cânticos de Natal do FC Union Berlin: