Uma vez mais, os clubes portugueses ficarão à mercê de turcos e russos após o fecho do mercado de transferências. 2 de setembro é a data prevista para o encerramento do mercado de verão nos principais campeonatos, originando novamente uma situação de desequilíbrio.

31 de agosto calha desta feita num sábado, adiando o cair do pano para o dia útil seguinte. Ou seja, as inscrições em Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Itália fecham a 2 de setembro. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional deve seguir a mesma lógico embora não haja decisão tomada.

O organismo irá pronunciar-se oficialmente sobre o tema em meados deste mês, em comunicado. De qualquer forma, é provável que a meia-noite do tal dia 2 seja a hora limite.

Nesse dia, haverá movimentações intensas entre os clubes europeus. Em Inglaterra e Itália, os mercados deverão encerrar às 23 horas, ao contrário do que acontecerá em França, Espanha e, provavelmente, Portugal. Na Alemanha, os reforços poderão apenas ser inscritos até às 18 horas.

Uma vez ultrapassada essa data, tal como tem vindo a acompanhar, emblemas de alguns países ficarão em vantagem para contratar reforços de última hora e deixarão os clubes vendedores sem capacidade para garantir substitutos.

Na Turquia, as inscrições encerram apenas a 5 de setembro, enquanto os clubes russos poderão comprar e inscrever jogadores até ao dia seguinte. Outros campeonatos, como o romeno, permitem contratações por mais uns dias. Neste caso, o dia 9 de setembro.

Para os principais emblemas portugueses, a vantagem de russos e turcos é especialmente preocupante. O poderio financeiro e o assédio habitual a jogadores de clubes lusos justifica esse cenário de expectativa.

A título de exemplo, Oscar Cardozo é desejado por emblemas como o Fenerbahçe e o Spartak de Moscovo, clubes que terão mais uns dias para garantir o avançado paraguaio se o Benfica não definir o seu futuro entretanto.

Datas para o fecho do mercado de transferências:

Portugal: 00h00 de 2 de setembro*

Espanha: 00h00 de 2 de setembro

Inglaterra: 23h00 de 2 de setembro

França: 00h00 de 2 de setembro

Alemanha: 18h00 de 2 de setembro

Itália: 23h00 de 2 de setembro

Turquia: 00h00 de 5 de setembro

Rússia: 00h00 de 6 de setembro

Roménia 00h00 de 9 de setembro.

Israel: 00h00 de 17 de setembro

* Data não oficial